Teve início nesta semana o processo de compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, desenvolvido em Vitória da Conquista pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, de forma direta, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Os alimentos produzidos pelos agricultores cadastrados no PAA são adquiridos pela Prefeitura Municipal e distribuídos gratuitamente para 72 instituições sociais e creches municipais que ofereçam, no mínimo, três refeições diariamente e estejam cadastradas no Conselho de Segurança Alimentar do Município (Consea).

Valdecy Brito

O agricultor Valdecy Brito, 58, morador de Lagoa das flores, contou um pouco da sua experiência no programa. “Já participo do programa produzindo de tudo um pouco há quase três anos: alface, rúcula, batata, beterraba. Tem sido de grande ajuda para conseguir uma renda extra para minha família”, disse.

Rosinete Soares

Outra moradora de Lagoa das Flores que também faz parte do PAA é a agricultora Rosinete Soares, de 49 anos. “Esse programa me ajuda bastante, consegui fazer a irrigação da minha horta através desse programa. Estou muito satisfeita”, comentou.

Segundo o coordenador do PAA, Cristiano Santos, para o ano de 2013, foi pactuado o valor de R$ 900 mil junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), um recurso que beneficiará 375 agricultores cadastrados no programa. “Esse é um dos mais importantes programas de combate à miséria do país. As famílias que aqui são beneficiadas são de baixa renda, oriundas da zona rural e esses recursos permitem melhorar os rendimentos dessas famílias e consequentemente sua produtividade, além de atender uma série de instituições que garantem alimentação saudável, ajudando a combater a fome na nossa sociedade”, explicou.

Entre 2011 e 2012, o PAA atendeu a 186 agricultores, totalizando 700 toneladas de alimentos adquiridos.