Desenvolvimento Social
Postado em 20 de dezembro de 2012 as 13:58:22
A cerimônia foi aberta com um desfile em que as roupas foram confeccionadas por educandos do programa
Um desfile de moda marcou o início da cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 19, na qual 114 educandos do Conquista Criança receberam os certificados de suas participações nas oficinas profissionalizantes oferecidas pelo programa. Detalhe importante: os modelos eram educandos, e as peças vestidas por eles foram confeccionadas por alunos das oficinas de Costura Industrial e Serigrafia.
O desfile foi uma forma de sintetizar o principal objetivo das oficinas profissionalizantes, que é a inserção dos educandos no mercado de trabalho. “As oficinas são uma forma de potencializar esses jovens e dar-lhes autonomia para que entrem de fato no mercado”, justifica a coordenadora municipal de Políticas Especiais de Inclusão, Kátia Silene Freitas.
A gerente do Conquista Criança, Eslange Silva, destaca o fato de que as oficinas também são estendidas às famílias dos educandos. “É um trabalho conjunto. Afinal de contas, a família é a base de tudo”, explica.
Família unida– A família da dona de casa Joseana dos Santos Dias é um exemplo dessa lógica. Ela e os filhos receberam, juntos, os certificados referentes às participações na oficina profissionalizante de Libras. A necessidade surgiu há cerca de quatro anos, quando um de seus filhos, aos doze anos, foi diagnosticado com esquizofrenia. Ele simplesmente parou de falar. O silêncio repentino do garoto dificultou a relação familiar.
“A gente não sabia como se comunicar com ele”, lembra Joseana. A solução encontrada por ela foi matricular toda a família na oficina de Libras. “Participar disso foi muito bom para nós. A comunicação está bem melhor que antes”, diz.
Maturidade– O estudante Tainan de Jesus Almeida completou 18 anos e, portanto, desligou-se do Conquista Criança. No entanto, ele recebeu seu certificado pela participação na oficina de Libras, feita antes de chegar à maioridade. Antes disso, passou três anos participando das atividades do programa. O saldo, segundo ele, foi bastante positivo. “Isso me ajudou bastante na questão de comportamento. Eu era meio ‘atentado’ e, lá, meu comportamento mudou totalmente. Consegui mais maturidade”.
‘Pessoas de caráter’– O prefeito Guilherme Menezes foi representado na cerimônia de certificação pelo secretário municipal de Governo, Edvaldo Alves. Após o término do desfile, Alves deu um recado aos educandos – principalmente aos que, como Tainan, deixaram o Conquista Criança por atingir a idade-limite: “Não parem por aqui. Não se contentem com o que aprenderam aqui. Concluam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e entrem na universidade, pois é um direito de vocês”.
O discurso da educanda Cristianeide Rodrigues Silva emocionou o público presente e deu o tom de como funciona o Conquista Criança. Ela mesma é um exemplo, pois seus filhos também receberam certificados. “Muitas crianças já passaram por lá e se tornaram pessoas de caráter e honradas”, observou Cristianeide. “Que cada mãe se sinta honrada por seus filhos fazerem parte desse programa”.