Investir na valorização e capacitação dos servidores públicos para que o atendimento prestado à população seja cada dia mais eficiente e de qualidade é um dos compromissos do Programa Acolher, desenvolvido pela Coordenação de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Vitória da Conquista. Exemplo desse trabalho foi a capacitação realizada pelo programa com todos os recepcionistas da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).

Durante o curso, realizado nas duas últimas semanas, foram abordadas temáticas voltadas para questões técnicas, como formação de secretariado e elaboração de documentos, assim como assuntos relacionados às relações humanas, a melhor forma de comunicação, inteligência emocional, entre outras.

Eliane Assunção

“Além da qualificação técnica, procuramos também ouvir os funcionários, mapear as rotinas da fundação, criar métodos e procedimentos para fazer com que o trabalho seja cada vez mais efetivo. Isso traz reflexos tanto para a qualidade de vida dos funcionários quanto para o hospital em si, e principalmente pra a comunidade, as pessoas que aqui são atendidas”, explicou a gerente de projetos da Coordenação de Gestão de Pessoas, Eliane Assunção.

Edinéia Santos

Para a recepcionista da instituição há oito anos, Edinéia Santos, o curso oferecido foi muito além das questões técnicas. “Tivemos a oportunidade de falar e escutar nossas colegas de trabalho, conhecer as particularidades de cada setor e ter ideia de como cada atendimento é visto dentro e fora do hospital”, contou.

Edinéia acredita também que as noções de humanização oferecidas pelo curso são primordiais para um bom trabalho. “O que chamamos de atendimento é muito mais amplo do que um simples preenchimento de ficha. Nós, que somos o primeiro contato do paciente com o hospital, devemos acolhê-lo, oferecendo carinho, dando atenção”, salientou.

De acordo com a gerente Eliane Assunção, serão oferecidos cursos de capacitação para todos os setores da fundação.

Programa Acolher – Desenvolvido desde 2011, o programa realiza ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento profissional dos servidores da Prefeitura de Vitória da Conquista. Para identificar as necessidades dos servidores, uma psicóloga realiza atendimento focal, acolhimento e mediação para resolução de conflitos.

O Acolher ainda dá suporte a diversos projetos que têm a intenção de servir melhor o funcionário público e promove seminários para os gestores da Administração Municipal, com temas como a humanização e a importância da valorização do servidor; pesquisas qualitativas e quantitativas de avaliação e a recomposição da estrutura de capacitação.