Servidores que atuam no setor administrativo das secretarias municipais participaram na manhã desta quarta-feira, 4, de uma capacitação sobre procedimentos relacionados a processos administrativos disciplinares. A capacitação, promovida pelo Acolher – programa desenvolvido pela Coordenação de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal –, contou com a participação de cerca de 20 servidores.

Eduardo Arêas

O coordenador municipal de Gestão de Pessoas, Eduardo Arêas, explicou o objetivo da formação: “Houve uma mudança no Regime Jurídico Único, quanto ao Processo Administrativo, por isso estamos oferecendo essa orientação quanto às etapas e ao rito do processo e à documentação necessária”.

Arêas informou ainda que a capacitação foi promovida apenas no turno matutino para não comprometer o andamento das atividades de rotina desenvolvidas pelos participantes. Nesse período, a equipe trocou experiências e esclareceu dúvidas sobre procedimentos de registro das atividades das secretarias.

Maria José Lima

Para a funcionária da Secretaria Municipal de Governo, Maria José Lima, a capacitação foi muito instrutiva. “Contribuiu muito para o meu trabalho porque falou de coisas que eu ainda não conhecia plenamente. Agora, eu entendo que o conhecimento do processo administrativo é muito importante para o servidor”, comentou.

Danilo Damasceno

O servidor da Secretaria Municipal de Administração, Danilo Damasceno, aproveitou o momento para aperfeiçoar o conhecimento que possuía sobre o assunto. “O Processo Administrativo faz parte do meu trabalho, já que nós temos que fazer declarações quanto às ações disciplinares, faltas, toda a vida funcional do servidor. Nessa formação, aprendemos identificar o que é mais relevante”, contou.

Programa Acolher – Momentos de formação de servidores para o desenvolvimento de um trabalho cada dia mais qualificado são realizados com frequência pelo Programa. Desenvolvido há aproximadamente dois anos, o Acolher realiza ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento profissional dos servidores da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Para identificar as necessidades dos servidores, uma psicóloga realiza atendimento focal, acolhimento e mediação para resolução de conflitos. O Acolher ainda dá suporte a diversos projetos que têm a intenção de servir melhor o funcionário público e promove seminários para os gestores da Administração Municipal, com temas como a humanização e a importância da valorização do servidor; pesquisas qualitativas e quantitativas de avaliação e a recomposição da estrutura de capacitação.