“Precisamos refletir sobre que tipo de professores nós somos”, ressaltou palestrante

Professores, gestores, estudantes e profissionais ligados à educação participaram, na manhã desta sexta-feira (15), do I Seminário Municipal de Mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro, realizado no auditório do Cemae, foi mais uma oportunidade de discutir o documento que determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas por todos os alunos durante cada uma das etapas da educação básica.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras focadas no currículo e no desenvolvimento de competências emocionais. Para o assessor pedagógico da Editora Moderna, Giovanni Lira, um dos palestrantes do evento, esse foi mais um momento para reflexão. “Precisamos refletir sobre que tipo de professores nós somos e pensar em formas de educação que tornem nossos alunos autônomos, investigadores e protagonistas”, declarou aos presentes.

“O estudo do BNCC vai proporcionar a construção de um currículo colaborativo”, afirmou secretária de Educação

A diretora pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Elisabete Monteiro, explicou que as definições, apesar de articuladas ao documento nacional, culminarão em um documento que refletirá as necessidades e especificidades de cada um dos municípios. Para a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira, esse momento de mobilização foi extremamente educativo. “O estudo do BNCC vai proporcionar a construção de um currículo colaborativo e que será mais um mecanismo para avançarmos na educação de qualidade”, disse.

Professora e atualmente diretora da Escola Municipal Maria Leal, Janete da Costa acredita que essas discussões são oportunidades de estabelecer parâmetros baseados no contexto de educação existente em Vitória da Conquista. “Precisamos pensar onde estamos e onde queremos chegar com relação à educação em nosso município”.

A proposta é que os grupos de trabalho formados estudem e apresentem formas para alinhamento dos currículos à BNCC.

“Precisamos pensar onde estamos e onde queremos chegar”, enfatizou professora