O Samu Regional 192 iniciou uma série de treinamentos de atualização para os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e operadores de frota, que irá acontecer ao longo deste ano. A primeira capacitação foi realizada, nessa quinta-feira (17), abordando sobre o PHTLS, sigla em inglês para Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma.

A atualização faz parte da nona e última edição do curso de PHTLS, que são as práticas que norteiam os socorristas do Samu 192 no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Essa nova versão traz mudanças em algumas preferências no atendimento às vítimas de traumas, como alinhamento de fraturas, controle de hemorragia, imobilização que passa a ser com restrição de movimentação de coluna e a avaliação do paciente, que deixa de ser feita pela Escala de Coma de Glasgow para ser pupilar.

De acordo com o diretor geral do SAMU 192, o médico intensivista Murilo Lemos, o novo PHTLS é uma mudança de paradigmas. “Há décadas nós fazíamos os atendimentos da mesma forma, com imobilização de todo mundo da melhor forma possível. Tudo o que a gente tinha de aparato para imobilização era realizado, mas hoje vamos fazer de forma mais crítica, para aqueles pacientes que vão, de fato, se beneficiar. Aqueles que não se beneficiam, não tem porque imobilizar a coluna vertical, porque pode agregar efeitos adversos”, explicou o médico que conduziu a primeira palestra.

A subsecretária municipal de Saúde, Kalilly Lemos, esteve presente no treinamento e reforçou a atenção que o município tem dado para o importante serviço do Samu 192. “A nossa intenção é ser referência e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento de urgência e emergência na nossa região, a começar capacitando os nossos profissionais para que eles prestem um atendimento excelente à população”, destacou.

A primeira capacitação foi dividida em dois dias para que pudessem participar todos os profissionais socorristas do Samu 192 Regional, que abrange, além de Vitória da Conquista, os municípios de Itororó, Macarani, Jânio Quadros, Belo Campo, Poções, Cândido Sales, Itambé, Anagé, Maetinga, Itapetinga e Condeúba.

As capacitações com os profissionais continuarão acontecendo ao longo da próxima semana.