Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 21 de agosto de 2024 as 22:25:53 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 16:27:21
O projeto “”Horizontes de cuidado: tecendo alianças em rede para o fortalecimento de ações pautadas na Redução de Danos e Cuidado em Liberdade em usos de drogas”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou capacitação com tema: “Ampliando cuidado e reduzindo danos no Sertão da Ressaca”.
A capacitação, realizada no auditório do Cemae, contou com a participação dos profissionais que atuam nos serviços de atenção e de cuidado em saúde mental, álcool e drogas, Consultório na Rua, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), entidades dos movimentos sociais, gestão pública e especialistas na temática da Redução de Danos e cuidados a pessoas que usam drogas.
O evento teve como objetivo a articulação política, o fortalecimento em rede e o compartilhamento de saberes mediante o encontro, de modo que profissionais, convidados e sociedade civil possam dialogar e refletir sobre práticas de cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com pessoas que usam drogas; e o lançamento e promoção da Agenda Brasileira de Políticas sobre Drogas, documento elaborado pela rede de organizações que compõe a Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas (PBPD).
Para a secretária de Saúde, Fernanda Maron, o evento é uma oportunidade para o aprimoramento e de fortalecimento da rede, “por isso, parabenizo a coordenação do projeto pela organização e promoção deste evento, pois, um tema desta relevância não deve ser tratado apenas pelo ponto de vista da saúde, mas também de toda nossa rede cuidado que inclui a política de assistência social”, declarou Fernanda.
O evento contou com a participação da superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da Bahia (SUPRAD) da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), Alessandra Coelho que na oportunidade apresentou as ações do projeto “Corra para o Abraço” em Vitória da Conquista.
A coordenadora de Saúde Mental, Jamile Mascarenhas, destacou a importância da adesão do município ao projeto Horizontes de Cuidado, que possibilita a capacitação dos profissionais que atuam na RAPS. “Essa capacitação atende ao nosso planejamento municipal de saúde tem como meta promover atividades intersetoriais, no que diz respeito à saúde mental. É importante ressaltar a relevância da redução de danos nos serviços de saúde mental, especialmente no Caps AD III e nos serviços da Semdes. A redução de danos não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também contribui para a reintegração social dos usuários, promovendo uma abordagem mais humanizada e eficaz”, explicou Jamile.