Uma verdadeira onda de solidariedade! Os profissionais das unidades de saúde da zona urbana e rural estão unindo forças com a comunidade para conter o avanço do novo coronavírus em nosso município.

Prova disso são algumas iniciativas do bem que tem sido promovidas pelas unidades: salas de espera com doações de máscaras reutilizáveis para gestantes que estão no grupo de risco; ações educativas com distribuição de máscaras na Feira do Rolo e supermercados de bairro; arrecadação de cestas básicas; e o recebimento de doações de máscaras reutilizáveis de entidades do município.

Equipe de Saúde da Família do Pradoso distribui máscaras reutilizáveis para gestantes

Na Unidade de Saúde da Família do Pradoso, a equipe se mobilizou para fornecer orientações e informações seguras, bem como distribuir máscaras para as gestantes que são acompanhadas pela unidade durante o pré-natal. “Na zona rural as pessoas têm baixo poder aquisitivo e não têm esse olhar de preocupação em relação a isso. As gestantes ficaram felizes, pois tudo foi feito com esse objetivo de protegê-las e alertar para a transmissão da Covid”, explica Alceiza Porto, enfermeira supervisora da unidade do Pradoso.

Já na Unidade de Saúde Solange Hortélio, no Bairro Brasil, a equipe tem realizado ações educativas com a população do entorno. Adriana Maria de Sousa, médica da família e comunidade que atua na Unidade, explica que: “a estratégia de saúde da família tem um papel fundamental na prevenção e promoção da saúde do indivíduo. Por isso, é fundamental neste momento de pandemia da Covid-19, levarmos a informação com ações extramuros da unidade para informar a comunidade quais são os procedimentos que devem ser feitos, quais as mudanças de hábitos que devem ser adotadas para evitar a contaminação”.

A Diretora de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Julieide Rosa, destaca que outras ações, envolvendo outras secretarias – como a Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico –, estão sendo desenvolvidas para adquirir máscaras para as pessoas que adentrarem as unidades de saúde sem proteção.

Ação da Equipe de Saúde da Família Solange Hortélio em supermercado do bairro

Ainda de acordo com a diretora, realmente tem acontecido uma onda contagiosa de solidariedade entre as equipes de saúde e a comunidade: “Muitos profissionais de saúde têm se mobilizado confeccionando máscaras pra doarem, mas também temos recebido doações da própria comunidade. Então, pra gente, é um momento de muita alegria quando vemos as iniciativas que demonstram essa preocupação dos profissionais de saúde com a comunidade e apoiamos todas elas como forma de prevenção da doença e promoção da saúde”, ressalta.