Notícias
Postado em 14 de maio de 2025 as 17:00:16
Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham nas unidades de saúde do município participaram, nesta quarta-feira (14), de uma capacitação sobre raiva humana e raiva animal. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, o curso teve como objetivo apresentar orientações para atendimento das pessoas mordidas por cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres que podem transmitir a raiva.
Na ocasião, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maiara Vieira, destacou a importância da notificação e atendimento a esses pacientes e do repasse de orientações e realização dos procedimentos necessários em caso de acidentes com animais, inclusive a vacinação, e caso necessário o encaminhamento à unidade hospitalar para administração do soro antirrábico. A palestrante também respondeu aos questionamentos e tirou dúvidas dos presentes.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município, Amanda Maria Lima, lembrou que a vacina antirrábica para humanos estava disponível apenas na Unidade de Saúde Régis Pacheco, mas, com a descentralização do serviço, o atendimento estará mais próximo da população. Ela ainda ressaltou a preocupação com o cenário da raiva no Brasil, que tem casos registrados.
- Amanda Maria Lima
- Evantuil Rangel
- Maiara Vieira
O técnico de Enfermagem, Evantuil Rangel, atua no município há 10 anos e recentemente começou a trabalhar em uma das salas de vacinação da Zona Rural. Para ele, capacitações dessa natureza são muito positivas. “Quando estamos capacitados temos mais condições de tirar as dúvidas e prestar um melhor atendimento aos pacientes que chegam na sala de vacina”, avaliou.