A enfermeira Leidiane Alves e a técnica de enfermagem Luana Cândido, que trabalham da Atenção Básica do município, receberam o Prêmio Anna Nery Edição Bahia 2022, uma honraria entregue aos profissionais de enfermagem que, com trajetórias de dedicação e inovação, trabalharam pelo desenvolvimento da profissão no estado.

Cerca de 60 profissionais, indicados por coordenações e diretorias de saúde da Bahia, e escolhidos por votação aberta on-line, foram homenageados pelo Conselho de classe. A cerimônia aconteceu na noite dessa quarta-feira (23), na cidade de Cachoeira.

Leidiane Alves

A enfermeira Leidiane Alves, que trabalha há quase 12 anos na rede municipal de saúde e, hoje, está na Unidade de Saúde da Família Urbis V, recebeu a premiação que avaliou como uma conquista da sua trajetória profissional de muito empenho e dedicação. “Sinto muito orgulho da minha trajetória e militância como enfermeira e das contribuições realizadas nesses 16 anos na prevenção e promoção de saúde da população, bem como na luta pela garantia do direito à saúde dos usuários e fortalecimento do SUS, e pela valorização social e econômica da minha profissão, Gratidão em poder fazer a diferença na vida das pessoas!”, ressaltou a enfermeira.

Para Luana Cândido, enfermeira que atua há oito anos na Unidade de Saúde da Família José Gonçalves, o trabalho nessa área se tornou um lugar seguro, enquanto profissional, onde pode auxiliar outras pessoas. “Me sinto feliz e realizada. Sempre quis ser reconhecida por meu trabalho, mas pensava que só estudiosos tinham esse direito e nunca pensei que eu poderia ser indicada para algum prêmio de relevância como esse do Prêmio Anna Nery”, afirmou Luana, que complementou: “Penso que nós que ganhamos esse ano, estamos sendo exemplos para outros profissionais. Temos que zelar pelo nosso trabalho, independente de qual seja”.

Luana Cândido recebendo a premiação

A diretora de Atenção Básica, Camila Ribas, agradeceu a dedicação e empenho das profissionais no cuidado com a população ao longo de tantos anos de serviço. “Temos muito orgulho de falar do trabalho de profissionais tão competentes como elas na porta de entrada do SUS e que se fizeram fundamentais num dos momentos mais difíceis da história, na linha de frente do enfrentamento da pandemia da Covid-19. Somos muito gratos por essa dedicação à nossa população em cada canto do município”, pontuou

“Dedico esse prêmio a todos os trabalhadores do campo da enfermagem de Vitória da Conquista que lutam diuturnamente pela valorização profissional e prestam uma assistência qualificada, técnica e científica aos usuários dos serviços de saúde”, finalizou Leidiane.

Prêmio Anna Nery – Criada em 2012, a premiação acontece em nível nacional, e é promovida anualmente pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Esta é a primeira vez que a Bahia realiza a edição no estado, justamente em Cachoeira, terra natal de Anna Nery, pioneira da enfermagem brasileira.