Notícias
Postado em 14 de junho de 2013 as 12:06:23
Com objetivo de avaliar e planejar as ações de saúde bucal da Atenção Básica de Vitória da Conquista,a Secretaria de Municipal de Saúde realizou no dia 11 de junho, na Escola de Formação em Saúde da Família, uma oficina de avaliação dos indicadores de saúde bucal.O evento contou com a participação dos dentistas e auxiliares que atuam nos consultórios das Unidades de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde.
Atualmente, a Rede de Atenção Básica conta com 30 Equipes de Saúde Bucal e 8 Unidades Básicas. Em 2012, essas equipes realizaram cerca de 350 mil procedimentos odontológicos, que incluem atendimentos individuais e coletivos.
“Durante a avaliação, destacamos avanços nos indicadores, como a primeira consulta odontológica, com a realização de 19.635, e os procedimentos individuais, com a realização de 147.987”, ressalta a coordenadora do apoio institucional da Atenção Básica, Luciana Farias.
Para a cirurgiã dentista, Alina Paulete Barros, que trabalha há cinco anos na Unidade de Saúde da Família de Capinal, esta é uma oportunidade para tirar dúvidas e compartilhar com os colegas as experiências vivenciadas por cada equipe. “Este é um momento muito importante para ver o que a gente precisa melhorar em cada indicador e atualizar as novas propostas do Ministério da Saúde para nossa área”, avalia Alina.
Na oportunidade, o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Bruno Batista, apresentou os serviços, discutiu fluxo de marcação de consultas, que contará com um marcador exclusivo para saúde bucal na Central de Marcação de Consultas. E o coordenador de Saúde Bucal da Atenção Básica, Cristiano Feres, apresentou a programação anual para o ano de 2013.
Além das equipes de saúde bucal, a população conquistense conta com o CEO, que funciona ao lado do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), com 10 consultórios, que atendem as especialidades: periodontia, cirurgia oral, prótese dentária (prótese total), ortodontia, endodontia e atendimento a pacientes portadores de deficiência.