Cerca de 100 professores da Rede Municipal de Educação se reuniram, na manhã desta terça-feira, 13, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima para participarem da abertura da 1ª Formação de Monitores e Agentes dos Espaços de Leitura. A atividade é promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Dinâmicas, exibição de vídeos, oficinas, ciranda de leitura e atividades de fundamentação teórica fazem parte do encontro. As discussões estão sendo orientadas pela coordenadora municipal dos Espaços de Leitura, Hildeci Prado, e a integrante da equipe do Programa Gestar, da Secretaria Estadual de Educação, Renata Leite.

O objetivo da formação é promover a capacitação permanente para os agentes e monitores, para que eles possam despertar nos alunos da Rede Municipal de Ensino o gosto pela leitura. Tanto os educadores da zona urbana quanto da zona rural contam com espaços específicos nas unidades escolares para trabalhar atividades que envolvem a leitura, de forma lúdica e prazerosa.

Segundo a coordenadora municipal do Núcleo Pedagógico, Jocelma Gusmão, o evento veio para fortalecer mais uma vez a prática da rede. “Uma coisa que nós não abrimos mão em hipótese nenhuma é do fortalecimento contínuo dos nossos companheiros de trabalho que atuam nas salas de leitura da rede municipal, por isso, desenvolvemos essa formação, por entendermos a importância do ato de ler”, contou Jocelma.

A coordenadora ainda conta que os professores têm uma formação continuada onde trocam experiências, fortalecem os laços e socializam inovações para despertar o gosto pela leitura.

A 1ª Formação de Monitores e Agentes dos Espaços de Leitura prossegue até esta quarta, 14, com a discussão de temas como as Olimpíadas de Língua Portuguesa e a construção do Plano de Trabalho de Monitores e Agentes do Espaço de Leitura. As atividades serão realizadas entre 8h e 17h30.

Projeto Sala de Leitura – A iniciativa foi criada com o objetivo de tornar lúdico os espaços de leitura e assim proporcionar aos alunos e à comunidade escolar a possibilidade de se encantar com o mundo da literatura. Algumas das atividades desenvolvidas nos espaços são empréstimos de livros, contação de histórias, projetos envolvendo a leitura, gincana literária, recreio literário, mala itinerante de leitura, atividades lúdicas em sala e no pátio envolvendo alunos desde a pré-escola ao 9º ano e os alunos da EJA.