Primeira etapa das aulas está direcionada para a estrutura do idioma

Formação está sendo oferecida para aproximadamente 50 profissionais do Fundamental II

Para ter, em sala de aula, profissionais capacitados para executar um trabalho eficiente e de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação investe em formação continuada. Uma delas é o “Inglês pra Valer”, desenvolvida há dois meses e que tem beneficiado aproximadamente 50 professores do Ensino Fundamental II.

A cada 15 dias, divididos em duas turmas, eles têm aulas de inglês com a idealizadora do projeto e secretária executiva do Fundeb, Tina Rocha. “Pensamos em proporcionar com o ‘Inglês para Valer’ uma atualização geral para os professores, não somente em termos do idioma em si, mas também de metodologia, conhecimento de mundo”, contou.

Essa primeira etapa é dedicada à parte estrutural do idioma. São 16 lições. Em seguida, os focos do curso passarão a ser a leitura e discussão de textos e a conversação.

De acordo com a coordenadora pedagógica da rede, Tânia Novais, o “Inglês pra Valer” veio suprir uma carência antiga na área de formação continuada para professores de Inglês. “O projeto foi sugerido por Cristina, nós o apresentamos e ele foi abraçado pelos professores. Está sendo bastante proveitoso, um diferencial na área de Inglês da rede municipal”, salientou Tânia.

Professores estão aprovando a metodologia utilizada

Quem compartilha dessa opinião é o professor Frederico dos Santos, do Círculo Escolar Integrado do Assentamento Chapadão. “É um projeto novo, com o qual estamos aprendendo bastante. As dicas que Tina está passando durante as aulas são muito importantes para mim e para os meus alunos”, pontuou.

“Estou achando esse curso muito interessante porque o método que Tina tem utilizado facilita o nosso aprendizado e torna as coisas mais práticas em sala de aula”, avaliou o professor Gilvan dos Santos. “A metodologia traz mais a questão prática do idioma, além disso, a troca de experiência com os colegas em sala agrega muito”, acrescentou a professora da Escola Municipal Padre Isidoro, Jéssica Oliveira.

A experiência do “Inglês pra Valer” foi apresentada no seminário do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).