A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério da Educação, realizou nesta segunda-feira, 18, a última formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento aconteceu em três lugares diferentes: Limão Doce Cerimonial Casa de Eventos, Centro de Convenções Divaldo Franco e Centro Educacional Prof.º Paulo Freire (Caic).

O curso teve início em junho deste ano e ofereceu capacitação para professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, de diversas cidades da região sudoeste. Em Vitória da Conquista, cerca de 450 educadores das zonas urbana e rural receberam a qualificação, orientada por 19 profissionais que também integram a rede municipal de ensino.

Jaqueline Carvalho

De acordo com a coordenadora de Administração Escolar, Jaqueline Duarte Carvalho, os professores contribuíram positivamente para o sucesso do curso. “Os professores fizeram desse Pnaic um programa vitorioso. O pacto não veio para nos ensinar a dar aulas, mas contribuir para uma reflexão sobre a forma como fazemos isso. Ele ajudou a evidenciar que cada aluno tem um potencial para ler, contar e refletir”, declarou a coordenadora.

Lidiane Dias dos Santos com professoras do Pnaic

Para os professores, o curso representou uma oportunidade de aperfeiçoar o trabalho. Lidiane Dias dos Santos, professora do 2º ano do ensino fundamental, trabalha na rede municipal há dez anos e considerou o curso interessante. “Foi um programa proveitoso, com práticas atuais e nos proporcionou grande aprendizado”, comentou.

Nayara Ribeiro

Sua colega Nayara Ribeiro de Jesus também aprendeu muito com a capacitação. “A cada encontro nos era apresentada uma novidade que prendia nossa atenção. Minha prática mudou depois do curso porque o que eu aprendia no curso eu aplicava na sala”, contou a professora da Escola Municipal Célia Ferraz.