Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 10 de maio de 2013 as 18:25:10
A oficina Música em Movimento começou na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, e integra a programação do Festival da Juventude – Ano II. Ela foi destinada aos professores da Rede Municipal de Ensino e ministrada pela musicoterapeuta Adriana Rodrigues Didier.
O professor facilitador do Projeto Escola Mais, Pablo Pereira dos Santos, não pensou duas vezes em aproveitar a oportunidade. “Meu grande interesse com essa oficina é aumentar cada vez mais meu conhecimento na área. Trabalho como professor de música do município e já tenho experiência como professor particular de contra-baixo, mas busco cada vez mais uma capacitação na área de musicalização infantil. Eu sei que vai ser um curso que vou absorver bastante conhecimento, que será utilizado na sala de aula e na vida”, explica o professor.
Segundo Adriana, o objetivo da oficina é mostrar que a música não está somente nos instrumentos musicais, mas também no corpo e na voz. “É uma forma de valorizar essa questão, ainda mais aqui no Brasil que temos uma carência tão grande de materiais de recursos, nada melhor do que conhecer as propriedades do seu corpo e fazer música com ele”, comenta Adriana.
A musicoterapeuta ainda acrescenta que é importante que cada professor possa desenvolver e perceber a música dentro de seu próprio corpo e dessa forma conseguirá trabalhar com os seus grupos nas salas de aula. “Acredito que esse contágio só é feito quando o professor experimentar e vivenciar o som em movimento”, conclui.
A oficina terá continuidade neste sábado, 11, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O Festival da Juventude – Ano II é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.