Educação
Postado em 12 de abril de 2023 as 21:56:52
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Programa Educar Pra Valer estão realizando durante esta semana, uma capacitação para os professores dos anos iniciais (1º ao 5º anos) no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em língua portuguesa, o objetivo é trabalhar a questão da consciência fonológica lexical e depois a interpretação de textos. Na matemática, o foco está no pensamento algébrico e todas as suas possibilidades de aprendizado.
Conduzindo a formação, a professora do Programa Educar Pra Valer, Liduína Vidal, destacou que primeiro deve ser pensado e trabalhado o aprendizado do aluno, para, posteriormente, abordar a questão de avalição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Quando aprende, faz a prova. Se pensarmos só na prova, não ensinamos, só treinamos. O importante é ensinarmos, ter excelência na qualidade do ensino que o aluno aprende”.

Liduína Vidal
Sobre o programa implantado em Vitória da Conquista, Liduína afirmou que há avanços. “Notamos os resultados já obtidos na conversa com os professores. Percebemos o entendimento do que é necessário fazer e de como chegar a esses resultados”.
A coordenadora do Núcleo Pedagógico da Smed, Lara Neri Freitas, lembrou que a parceria com o programa começou em 2019. “Nós já temos um trabalho todo estruturado de material e de formação. O professor tem que estar em constante estudo, para levar uma aprendizagem mais organizada para os alunos da Rede”. Ela ressaltou que as formações são constantes para os professores municipais. “Conseguimos estruturar porque é de grande valia para a nossa rede esse momento formativo”.

Lara Neri
Ela disse nesses encontros os professores conversam e trocam experiências. “Eles dividem ações que deram certo ou que não deram e o que conseguimos ajustar. Fazemos a formação e após esse momento, visitamos as escolas. Verificamos se o que tem sido estudado e trabalhado é executado. O que percebemos de dificuldade nessas visitas, trazemos para as próximas formações para alinharmos e adequarmos, e assim a aprendizagem transcorre de forma significativa durante todo o ano”.

Shirley Mabel
Professora na Escola Municipal Alfredo Brito, que fica na lagoa de Maria Clemência e integra o Círculo Integrado do Pradoso, Shirley Mabel Franco destacou a importância de participar do treinamento. “A nossa profissão é feita de formação inicial e continuada. A inicial não dá conta das demandas que são atualizadas nesse mundo globalizado. Então, a formação continuada para o fazer pedagógico do professor é de extrema importância e relevância, porque são nesses momentos que temos a possibilidade de trocar e de aprender também, porque, como cientistas que somos, a educação é uma ciência e nós somos cientistas, e sempre temos que estar com esses processos para ampliar o nosso repertório, reproduzir e levar para dentro da sala de aula”.