Professores da Rede Municipal de Ensino participaram, na manhã desta terça-feira, 13, de um encontro no Módulo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, onde foi discutida a introdução da educação ambiental no currículo escolar. Recentemente, os professores municipais integraram um curso, composto por quatro módulos, no qual aprenderam sobre biomas, boas práticas ambientais, biodiversidade, preservação, licenciamento ambiental, entre outros temas.

Para a secretária do Meio Ambiente, Vivalda Andrade, a educação ambiental tem que ser intersetorial. “O Governo, assim como a sociedade, devem estar envolvidos e ninguém melhor do que os professores, em sala de aula, para, na transversalidade dos seus conteúdos, trabalharem a educação ambiental”, disse.

Uma cartilha sobre cada um dos módulos estudados no curso de educação ambiental será produzida e entregue aos docentes das escolas e creches envolvidas. A cartilha do Módulo I, que trata da temática dos materiais recicláveis, já está na Secretaria do Meio Ambiente e será entregue no final do mês de novembro. O material é um instrumento para que os professores desenvolvam projetos a respeito do meio ambiente, de acordo com a realidade específica de cada comunidade escolar. “Nossa proposta é que seja colocado no Projeto Político Pedagógico das escolas o programa de educação ambiental e que o mesmo venha intervir na própria comunidade escolar e no seu entorno”, explicou a secretária do Meio Ambiente.

Os professores que participaram do encontro destacaram a importância da inclusão da educação ambiental no currículo escolar. “A iniciativa de trabalhar a educação ambiental no contexto educacional é viável. Eu trabalho em creche e creio que tudo começa lá dentro. Se começarmos desde os dois anos de idade a educar as crianças para que elas tenham a consciência de que o meio ambiente deve ser preservado, vamos conseguir ter, daqui alguns anos, uma sociedade melhor”, disse a professora da Creche Criança Esperança, Sirlene Oliveira.Segundo a docente da Creche Municipal Maria de Lourdes Torres Domingos, Veraildes Bonfim, “é uma iniciativa de fundamental importância, porque devemos começar essa educação desde cedo. Na creche, já fazemos um trabalho de educação ambiental com as crianças de dois e três anos. Nós, enquanto educadores e formadores de opinião, devemos conscientizar a todos sobre a preservação do meio ambiente”, afirmou.