“É sempre bom recebermos materiais diferentes e mais conhecimentos, para melhorarmos o nosso trabalho em sala de aula e proporcionarmos melhores chances de aprendizado para os nossos alunos”, declarou Calcídia Rocha, da Escola Municipal Lions Clube. Educadora desde 1974, Calcídia é uma das participantes da formação ligada ao projeto Aprender Mais.

O curso começou na última terça-feira, 18, e reúne cerca de 470 professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino. Durante a capacitação, os docentes, que atuam nas turmas de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, estão sendo orientados na utilização do material didático desenvolvido pelo projeto Aprender Mais, em parceria com a consultoria Geek Educacional.

Lançado pela Secretaria Municipal de Educação, o Aprender Mais tem o objetivo de diagnosticar, avaliar e orientar os professores das escolas municipais, buscando progresso no aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática. “Nossa preocupação não é apenas com a elevação dos índices de aprendizagem dos nossos alunos, mas com a melhoria da metodologia na sala de aula garantindo aos estudantes o direito de aprendizagem”, destacou a Coordenadora Pedagógica do Fundamental I da Rede Municipal de Ensino, Patrícia Figueiredo.

Além de conhecimentos teóricos, os participantes da formação estão tendo contato com atividades práticas. Segundo o facilitador do projeto, Marco Botelho, o desenvolvimento de novas estratégicas é importante para o atual contexto social no qual a educação está inserida. “O mundo mudou e nós educadores não podemos ficar presos somente à educação tradicional. E através do lúdico é que conseguimos de modo mais eficaz fazer com que os alunos aprendam a parte teórica do conhecimento”, completou.

Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, localizada no distrito de Bate pé, Patrícia Bispo, declarou que o projeto trará grandes benefícios também aos alunos do campo. “Essa é uma proposta nova e muito interessante, inclusive para os estudantes da zona rural, onde existe uma grande defasagem entre idade e série”, disse.

A capacitação do projeto Aprender Mais vai até a próxima terça-feira, 25, na Faculdade Maurício de Nassau.