A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Educação Infantil do Núcleo Pedagógico, promoveu nesta terça-feira (27), formação do programa Criança Alfabetizada para os professores de educação infantil, turmas da pré-escola, quatro e cinco anos. O evento aconteceu no espaço de literatura infantil da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes.

Com a temática sobre literatura infantil, a coordenadora responsável pela formação, Júlia Alves, destacou que os professores passaram por duas vivências envolvendo a leitura, uma a partir da história de um livro, em que eles desenvolveram uma sequência didática, e a outra foi escolher um livro para fazer uma leitura deleite. “É a leitura por prazer, com o objetivo de formar uma criança como leitora pelo prazer, e não pelo dever”.

Júlia explicou que os professores devem perceber que nem todas as histórias precisam ser didatizadas e que também, a partir da história de uma música, ou de uma atividade lúdica, fica mais prazeroso para as crianças as sequências didáticas.

Professora da turma de cinco anos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Monteiro Lobato, e de quatro anos no Cmei Prof.ᵃ Edna Gomes Ribeiro, Tânia Maria Boaventura afirmou que a cada dia o professor precisa estar se aperfeiçoando, aprendendo mais. “Através destes cursos temos a liberdade de questionar e também buscar pontos enriquecedores para levar para os nossos alunos”.