Encontro desta sexta envolveu todas as professoras das salas de recursos multifuncionais

O Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, nesta sexta-feira (13), um momento de acolhimento e preparação das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais para o retorno às aulas presenciais no próximo dia 23. Ao todo 18 profissionais participaram da atividade, realizada no foyer do Planetário.

Das 24 escolas que iniciarão o regime semipresencial, sete possuem as salas de recursos ou o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com surdez. As professoras destas unidades já haviam participado da capacitação oferecida entre os dias 19 e 23 de julho, mas o Núcleo decidiu ampliar a atividade para as demais unidades cujas escolas não retornarão neste primeiro momento.

“Realizamos esse encontro hoje para trazer um acolhimento para todas elas. Foi um momento em que compartilhamos orientações gerais, para quando houver o retorno das demais elas já terem as informações necessárias para discutir a realização do planejamento pedagógico no que diz respeito às especificidades do aluno com deficiência, entre outros aspectos”, contou a psicóloga Marizete França.

Para a professora da sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, Dilma Brito, momentos como este são importantes para que as profissionais tenham mais segurança no retorno. “Esses encontros nos deixam mais seguras, uma vez que escutamos os colegas, a Smed”, destacou a professora, lembrando ainda a importância da sala de aula para os estudantes com deficiência, público da sala de recursos: “para eles, na maioria das vezes, a escola é o único espaço que eles têm de estar com outros alunos típicos, de aprender com eles”.

As salas de recursos multifuncionais são espaços que contam com diversos tipos de materiais educativos e jogos, brinquedos e computador para atividades de informática, que abrangem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos estudantes da Rede Municipal de Ensino com algum tipo de deficiência.