O Procon é o órgão de proteção ao consumidor, cujo principal objetivo é tentar solucionar conflitos, por meio de um acordo entre empresa e consumidor. Mas quando o acordo não é realizado, o Procon tem a possibilidade de enviar o caso para outros juizados e assim um novo processo de proteção é aberto. Nessa terça-feira, 3, a equipe do Procon-Bahia, em parceria com o Procon de Vitória da Conquista, realizou um mutirão de atendimento à população, durante todo o dia, na Praça 9 de Novembro.

Eurâny Mangueira

A coordenação de estudos e pesquisas da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Bahia), Eurâny Mangueira, destacou a importância desse momento para os consumidores. “Muitas pessoas não sabem para que serve o Procon e acabam deixando seus problemas de lado, por não terem o conhecimento devido acerca do código que os defende. Ações como esta ajudam a orientar os consumidores, bem como dar maior visibilidade ao órgão”, disse.

Carlos Públio

A partir da criação do Procon, o consumidor passou a ter voz e uma base legal para requerer seus direitos garantidos pela Constituição. “O Procon de Vitória da Conquista vem ao longo dos anos desenvolvendo atividades de intermediação de resoluções de problemas, orientação ao consumidor, principalmente nas festas natalinas, que são muito associadas ao consumo. Esta é uma época bem propícia aos endividamentos, que acabam comprometendo a vida financeira e social das pessoas”, afirmou o coordenador do Procon de Vitória da Conquista, Carlos Públio.

Ana Cristina Novais

O consumidor deve estarsempreciente de seus direitos e, em qualquer tipo de dúvida, procurar o Procon. Ana Cristina Novais é moradora do Alto Maron e aproveitou a ação do Procon para conhecer seus direitos. “Essa é uma excelente oportunidade. Uma forma de orientar as pessoas sobre como proceder diante de certos problemas. Eu trouxe as documentações necessárias e fui muito bem orientada pelos profissionais”, explicou.

Também acompanharam a ação, os vereadores Hermínio Oliveira e Sidney Oliveira, que integram a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores.

Saiba mais – Em Vitória da Conquista,são feitos diariamente pelo órgão70 atendimentos e 20 audiências de conciliação. No Procon, existe ainda o setor de fiscalização, que realiza visitas a estabelecimentos comerciais, com o objetivo de vistoriar se as empresas estão cumprindo com o Código de Defesa do Consumidor.

O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na Praça Virgílio Ferraz, nº 86, Centro. Mais informações entrar em contato pelo telefone: (77) 3429-7050 / 3429-7856.