Umas das principais prioridades do Governo para Pessoas é a constante melhoria da qualidade do ensino na rede municipal de educação. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem procurado valorizar e capacitar todos os profissionais da rede,  melhorar os ambientes das unidades de ensino, com amplas reformas e ações que trazem melhorias a toda comunidade, bem como investir em tecnologia pedagógica.

No que diz respeito aos salários dos trabalhadores da Educação, a Smed destaca que, entre 2021 e 2022, houve ganho real na remuneração. Para os professores no final da carreira o aumento foi de R$ 2.392,69, e para os professores que estão em início de carreira, R$ 1.400,08. Houve também a ampliação do tempo de planejamento para os professores da educação infantil e anos iniciais.

No aspecto pedagógico, a Smed realiza formações contínuas com professores, coordenadores e diretores. Entre as iniciativas visando a capacitação, foi contratado o programa Aprova Brasil com módulos de português e matemática para as turmas de 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos. O programa oferece uma plataforma de acesso aos professores e alunos, formação aos docentes e jogos em games para melhorar a capacidade de absorção das disciplinas pelos estudantes. O contrato inclui quatro simulados por ano.

Outra parceria que auxilia o trabalho do professor é com o programa Educar Pra Valer, para as turmas do 2º, 3º, 4º e 5º anos, com material estruturado, módulos e cadernos de português e matemática, e que também oferece formação de professores, coordenadores e diretores.

Para as turmas do 1º e 2º ano, o município aderiu ao programa Tempo de Aprender, do Governo Federal. Consiste em monitor na sala de aula e material disponível em plataforma digital. Em breve, será implantado o “Projeto Alfabetização em Foco”, oferecendo reforço escolar para os alunos do 3º ao 9º ano com dificuldade de aprendizagem.

Para a educação infantil foi adquirido o projeto Buriti Mirim, que consiste em módulos para todos as turmas de dois e três anos e bi-modulares de quatro e cinco anos, tanto da zona urbana quanto da zona rural, e formação para os professores.

Também foram adquiridos equipamentos como o Programa Tix Letramento, a ser implantando nas salas de recursos multifuncionais para letramento dos alunos especiais. Trata-se de um recurso inovador, que dá autonomia para alunos com qualquer limitação motora controlarem qualquer computador. Com apenas onze teclas sensíveis ao toque, que podem ser acionadas até mesmo pelo piscar dos olhos, que propicia inclusão escolar e reabilitação, capaz de desenvolver o motor e o cognitivo de alunos e pacientes com deficiências físicas e intelectuais, e as mesas PlayTable, equipamento tecnológico que favorece a educação infantil e especial.

Recursos Humanos

Para atender aos professores e demais profissionais da rede municipal de Educação, foram criados os núcleos de Pacificação e Conflito, Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas e de Atendimento à Saúde do Trabalhador da Educação (Naste), além da contratação de 210 pedagogos para atuação e suporte em sala de aula, e de Psicólogos e assistentes sociais foram para atendimento aos alunos e familiares. Agora começarão a ser convocados os cuidadores aprovados na última seleção, favorecendo o trabalho de inclusão do aluno especial na sala de aula.

Merenda Escolar

Este ano já ocorreram duas formações para manipuladores, atividades lúdicas de alimentação saudável para toda comunidade escolar e implantação do Projeto de Educação Alimentar Nutricional (Educan) com o objetivo de trabalhar o conhecimento de uma alimentação saudável, inicialmente atendendo as creches e educação infantil, para posteriormente atingir toda a rede.

Infraestrutura

Na atual gestão, 29 unidades passaram por reforma geral, com ampliações em várias delas. E para melhorar as condições de trabalho no espaço escolar, foram adquiridos mobiliários infantis para creches, material didático para alunos e professores e realizadas melhorias nos equipamentos das salas de aula como carteiras, mesas, armários e lousas e climatização.