Arbitragem foi custeada pela Prefeitura, que também doou valores em dinheiro para a LCDT e para as equipes participantes

Depois de 68 partidas com a participação de 480 jogadores e 208 gols marcados, o Campeonato Municipal de Futebol da 1ª Divisão finalmente vai definir o campeão da temporada 2022. As equipes finalistas, Jurema e Imborés, disputam o primeiro jogo da final no próximo domingo (6), às 10h30, no Estádio Municipal Edvaldo Flores, com entrada franca.

A partida será dirigida pelo árbitro Ademir Moreira Nunes, auxiliado por Wellington Xavier e Éder Carvalho. Adriana Brito será a árbitra reserva, e Rosalvo Mota, o delegado. Em parceria com supermercados da cidade, a LCDT vai sortear, entre os torcedores, um vale-compras no valor de R$ 300. Na finalíssima, que será disputada no dia 20, às 10h30, também no Estádio Municipal Edvaldo Flores, o vale-compras será de R$ 500. O jogo será transmitido ao vivo pela TV Uesb.

Até o momento, a artilharia do campeonato está com o jogador Thiago Santos de Jesus, do Imborés, que tem 9 gols marcados.

Em caso de igualdade de resultados nas duas partidas finais, a decisão será nos pênaltis. A LCDT também vai entregar troféus com homenagens a personalidades envolvidas no esporte amador da cidade. A equipe campeã, por exemplo, ficará com o Troféu Pedro Alexandre Massinha, em referência ao presidente da LCDT em 1984, ano em que a Seleção Conquistense venceu o campeonato pela segunda vez. Ao segundo colocado será entregue o Troféu Paulo Jerônimo, que ocupava o cargo no ano do primeiro título, 1979. A equipe que ficar em terceiro lugar vai receber o Troféu José Maria Arêas, que leva esse nome em homenagem a um grande incentivador do futebol conquistense. Já o quarto colocado terá em mãos o Troféu Guimarães Viana, em homenagem a outro personagem com histórico de luta em prol do futebol amador.

O artilheiro da competição receberá o Troféu Antônio Jesuíno da Silva, nome do ex-atacante “Piolho”, campeão baiano pelo Bahia, em 1974, e considerado uma das maiores referências do futebol em Vitória da Conquista. E aquele que for eleito o melhor goleiro do campeonato levará o Troféu Chico Estrela – que, segundo pesquisa feita pela LCDT, foi considerado o melhor goleiro da história do futebol amador na cidade.

Apoio do Governo Municipal foi decisivo

Organizada pela Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), a competição foi iniciada em 23 de abril, com a participação de 16 times do futebol amador conquistense. Ao longo dos oito meses de duração, a arbitragem foi totalmente custeada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, que também doou uma verba para a LCDT e para os clubes participantes.

De acordo com o presidente da LCDT, Luciano Pina, o apoio foi decisivo para a viabilização do campeonato. “Sem o apoio do poder público, fica inviável a LCDT realizar suas competições, haja vista que a Liga não dispõe de uma fonte de renda e precisa buscar esse apoio para realizar seus eventos”, observa Pina, que é também coordenador municipal de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).

Prefeitura também apoiou Seleção Conquistense no Intermunicipal

A prefeita Sheila Lemos, ao lado de Nílson Paulista, técnico da Seleção conquistense no Intermunicipal

Esse não foi o único apoio garantido pelo Governo Municipal ao esporte amador de Vitória da Conquista neste ano. A Prefeitura também se envolveu no retorno da Seleção de Vitória da Conquista ao Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador, após oito anos de ausência. Nesse meio tempo, a cidade foi representada na competição pela equipe sub-20 do ECPP Vitória da Conquista.

O apoio à equipe conquistense no campeonato, que é promovido pela Federação Baiana de Futebol (FBF), foi garantido por meio de publicidade nos uniformes e no material esportivo utilizados pelos jogadores e pela comissão técnica, além de outros espaços usados pela LCDT para divulgação, como sites e redes sociais. Além disso, a prefeita Sheila Lemos entrou em contato com empresários da cidade, convidando-os a apoiar a seleção municipal e a participar do grupo de patrocinadores.

A seleção conquistense, que buscava o tricampeonato na competição (venceu em 1979 e 1984), foi eliminada na segunda fase pela equipe de Itajuípe, que disputará a final contra a Seleção de Quijingue no próximo domingo (6), às 15h, em Quijingue.