Presentes em todos os espaços da 6ª edição do Forró Pé de Serra do Periperi, bandas regionais se apresentam para o grande público

São João é uma festa popular que carrega um extenso número de seguidores. Tem quadrilha, fogueira, fogos e quentão. Mas o que aquece mesmo a festividade é a trilha musical, embalada pelo ritmo do forró. E não é qualquer forró; tem que ser aquele herdeiro das tradições juninas e tradicionalmente conhecido como o forró pé de serra. Nacionalmente aclamada, a cadência desse ritmo é interpretada por grandes artistas em todo o país, inclusive em Vitória da Conquista.

Com o intuito de viabilizar espaços para esses talentos locais, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, cultiva diversas iniciativas que lhes dão visibilidade. Entre elas, destaca-se o Forró Pé de Serra do Periperi que, há seis anos, conta com a participação desses artistas em toda sua programação. Nesta edição, por exemplo, mais de 73 atrações da região embalam os dias de festas em todos os espaços do evento.

Bia, da Banda Forrozão da Arapuca

‘Satisfação’ – Na noite dessa sexta-feira, 20, a primeira banda a subir no grande palco do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura e animar o público foi Forrozão da Arapuca. Representando o grupo, o vocalista, Bia, enaltece a iniciativa. “Posso dizer que a nossa música começou junto com o Forró Pé de Serra do Periperi. Em 2009, participamos do Festival de Forró e, desde então, estamos presentes em todas as edições dessa grandiosa festa. Temos muito orgulho dessa história e estamos, mais um ano, felizes com a oportunidade”, conta o artista.

Iris Correia, representante da banda Amantes do Forró

“Tenho 14 anos de estrada, levando o forró, e falo para todos com precisão que o São João de Vitória da Conquista, hoje, é um dos mais tradicionais do Nordeste”, afirma o representante da banda Amantes do Forró, Iris Correia, uma das atrações regionais do terceiro dia do evento. “Conquista precisava de um espaço como esse e a Prefeitura está de parabéns, mais uma vez. Estamos maravilhados”, complementa.

Intérpretes da banda Tirana Seca, Roberta Rocha e Marquinhos

Encerrando a noite, a jovem banda local, Tirana Seca, subiu ao palco e deu continuidade ao entusiasmo iniciado pelos colegas de profissão. Para os intérpretes, é perceptível a aceitação do público em relação ao novo espaço e ao formato da festividade. “O Centro Glauber Rocha – Cultura e Educação é um ponto de encontro, no qual o público pode se sentir mais à vontade e seguro. Para nós é um prazer fazer parte da programação que inaugura essa nova sede”, assegura a vocalista Roberta Rocha. “Nossa parceria com a Prefeitura é antiga e a gente se orgulha muito disso. Com a festa, as pessoas sentem que não é mais necessário se deslocar para outra cidade para curtir um bom São João. A Tirana Seca é daqui e é admirável ver tudo isso acontecendo”, diz o vocalista Marquinhos.

Roberta Aguiar aprovou a programação

‘Público’– Os fãs também aprovam o resgate da cultura regional, a partir da valorização do artista da terra. A cada show, aplausos, assobios e muitos gritos engradeciam, ainda mais, as apresentações. Sempre presente nos forrós, a cabelereira Renata Aguiar parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Escolher bandas da cidade para tocar no Forró Pé de Serra do Periperi foi um grande acerto. Todos são ótimos e merecem a visibilidade. A festa está muito bonita, não tem como não gostar”, avaliou.