Cartões atuais serão substituídos por tecnologias mais modernas e práticas, como cartões virtuais, de crédito/débito, QR Code e PIX

A Prefeitura de Vitória da Conquista prepara uma mudança substancial nas normas do sistema de bilhetagem do transporte público municipal. A transição começa no dia 22 de maio e, de acordo com o cronograma previsto pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), deve ser concluída em 2 de setembro, data em que os cartões atualmente utilizados pela população deixarão de ter validade.

O processo de transição é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 22.615, divulgado nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial do Município (DOM).

As modificações preveem a adoção de novas formas de compra e pagamento, a exemplo de cartões virtuais e de crédito/débito, além de QR Code, PIX, entre outras tecnologias. A atualização do sistema atende ao que estabelece o Decreto Municipal nº 22.068, assinado pela prefeita Sheila Lemos, em julho de 2022. A atualização dos dados será gradual e dividida em etapas.

Durante a etapa de transição, os usuários do sistema antigo poderão continuar a utilizar os cartões e créditos já adquiridos até a data do início da operação do novo sistema. Após o início da nova bilhetagem, os usuários terão um prazo de 90 dias para solicitar a migração dos créditos do antigo para o novo sistema – nesse caso, somente serão migrados os créditos que estiverem dentro do prazo de validade.

Gratuidades

Os cartões que garantem gratuidade serão os primeiros a ser substituídos, entre os dias 22 e 27 de maio. Nessa fase, estão incluídos os usuários vinculados aos Correios, à Semob, à Polícia Militar, à Guarda Municipal, aos conselheiros tutelares e penais e aos agentes penitenciários.

As pessoas vinculadas a essas categorias deverão comparecer à ATUV, munidas do cartão antigo e de um documento de identificação com foto.

Cartões especiais e para idosos

Na segunda etapa, entre 29 de maio e 1º de julho, serão atendidos os portadores de cartões especiais e para idosos. O atendimento aos cartões especiais será feito somente na agência central da ATUV, de segunda a sábado, com limite de 350 senhas nos dias úteis e de 125 nos sábados.

Já o local onde serão atendidos os idosos ainda será definido.

Estudantes

O terceiro segmento a ser atendido, de 3 a 29 de julho, será o dos estudantes. Serão distribuídas 500 senhas nos dias úteis e 250 nos sábados. Para adquirir os novos cartões, eles poderão comparecer a todas as agências da ATUV, exceto a do Boulevard Shopping. É necessário que os nomes dos estudantes estejam nas listas enviadas à ATUV pelas instituições de ensino em que estão matriculados. Além disso, deverão estar munidos de RG, CPF e comprovante de residência.

Vale-transporte e BEM Simples

A quarta e última etapa começa em 31 de julho e se encerra em 2 de setembro, disponibilizando 500 senhas nos dias úteis e 250 nos sábados. Essa fase envolverá os cartões dos tipos “vale-transporte” e “BEM Simples”. Exige-se que os usuários levem RG e o cartão antigo – que será retido. Os novos cartões serão divididos em duas categorias: vale-transporte e corporativo – sendo este exclusivo aos servidores da Prefeitura.

O cadastro dos colaboradores deverá ser feito previamente pelas empresas no novo sistema de bilhetagem, através do portal de vendas, que será enviado aos e-mails cadastrados no atual sistema.

A partir de 28 de julho, as novas recargas já deverão ser feitas no novo sistema. Os usuários que fizerem a troca, receberão nos novos cartões os saldos em espera, de acordo com o artigo 2º do Decreto Municipal nº 21.570 e o artigo 9º da Lei Federal nº 7.418.

Atualização será feita nos postos de atendimento da ATUV (veja lista abaixo)

Veja a lista dos postos de atendimento da ATUV:

Sede da ATUV

Travessa Dois de Julho, nº 10, Centro

ATUV Centro Glauber Rocha

Avenida Brumado, ao lado da Feira do Bairro Brasil

ATUV Shopping Conquista Sul

Avenida Juracy Magalhães, nº 3340

ATUV Boulevard Shopping

Avenida Olívia Flores, nº 2500

ATUV Uesb

Atendimento on-line pode ser feito pelo site:www.atuvconquista.com.br