A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou, nesta quarta-feira (22), mais um pacote de obras do programa Acelera Conquista, beneficiando nove vias do Loteamento Porto Seguro, localizado no bairro Bela Vista. Conforme anunciou a prefeita Sheila Lemos, o Governo Municipal vai aplicar a pavimentação asfáltica nas ruas A1, B1, C, E, F, G, A2, B2 e D, totalizando 2,7 mil metros de extensão e uma área com mais de 18,8 mil metros quadrados de asfalto.

O investimento total é de R$ 3.925.429,49, entre recursos adquiridos pelo Município, por meio do Finisa 3, e a emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, articulada pelo vereador Adinilson Pereira junto ao mandato do deputado federal Alex Santana. “Esta é uma noite histórica para os moradores do Loteamento Porto Seguro”, comentou Adinilson.

A notícia também foi avaliada pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira. “É uma satisfação imensa e histórica estar aqui presente”, disse o chefe do Poder Legislativo. “É obra para todo lado”, reforçou, mencionando em seguida as requalificações estruturais feitas pelo Governo Municipal em locais como a Avenida Brumado, o Parque da Lagoa das Bateias e outros trechos urbanos, como Cidade Modelo, Guarani, Bateias 2, Alto do Panorama, Jardim Guanabara, Vila Marina e Jurema, entre outros lugares. “Está dando outra visibilidade”, afirmou Hermínio.

Infraestrutura, qualidade e segurança

Ao assinar a Ordem de Serviço, agendando o início da obra já para esta quinta-feira (23), a prefeita Sheila Lemos também se referiu à multiplicidade de obras e serviços em andamento. “Estamos com obras nos quatro cantos da cidade. Literalmente”, assegurou Sheila. “Fazer obras de infraestrutura também é pensar nas pessoas da nossa cidade. E a gente tem feito isso. Quando você leva infraestrutura para o bairro, você também leva segurança”, disse a gestora, citando, como um dos exemplos, o programa Brilha Conquista, cujas lâmpadas de LED já estão presentes em toda a área urbana de Vitória da Conquista – incluindo as ruas do Loteamento Porto Seguro.

“Assinada a Ordem de Serviço, as obras começam imediatamente”, garantiu o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura. “É um bairro extremamente importante, entre as avenidas Juracy Magalhães e Laura Nunes, que também são utilizadas como vias de fluxo entre os diferentes bairros que circundam a região do Loteamento Porto Seguro. Com certeza, vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui”, complementou.

“Alegria e satisfação”

Vários moradores foram acompanhar a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço acompanhados por familiares – inclusive pelos filhos ainda pequenos, como foi o caso do assistente administrativo Josafá de Souza, que se mostrou satisfeito com o que ouviu. “Há muito tempo que a gente está esperando por esse asfalto no nosso bairro, e a gente recebe essa notícia com muita alegria, muita satisfação”, comemorou, ao lado da filha e da esposa. “Com as ruas esburacadas, do jeito que estão, quando chove, faz um alagamento. Para a gente andar aqui com o carro, causa um transtorno grande. Então, com o asfalto, a coisa vai melhorar”.

Josafá de Souza, com a filha

“Asfalto é qualidade de vida”

A trabalhadora doméstica Stéfany Campos também apreciou a novidade sobre as ruas do Loteamento Porto Seguro, onde mora há cinco anos. “É uma maravilha, porque o asfalto significa qualidade de vida para todos”, defendeu a moradora, que também participou do ato acompanhada pela filha. “Isso é um desejo que a gente já tem há muito tempo. Eu mesma não tinha nem esperança que ia asfaltar este ano. Mas Deus é tão bom que esse projeto vai melhorar muito o bairro”.

Stéfany Campos, ao lado da filha

“Vemos como um avanço”

Outro que agradeceu pela notícia da chegada do asfalto foi o fonoaudiólogo Geraldo Júnior, que se fez acompanhar pelos dois filhos. “Sou morador aqui há dez anos, praticamente. A gente convive na poeira, quando tem sol, e na lama, quando tem chuva. Então, eu e toda a população vemos como um avanço, não só para o bairro Boa Vista, mas para todos os loteamentos, como o Porto Seguro, o Ana Maria, o Conquistense e os outros em seguida”, relatou Geraldo.

Geraldo Júnior, entre os dois filhos

“Progresso”

Agradecimentos também foram feitos ao Governo Municipal e aos vereadores, em nome da população do Loteamento Porto Seguro, pelo tesoureiro da associação local de moradores, Rony Pales. “Esse sonho chegou para atender às necessidades do nosso loteamento”, disse o líder comunitário. “Agradecemos a cada um que se envolveu, que se empenhou”.

Rony concordou com a prefeita Sheila Lemos, quando ela afirmou que o investimento em obras de infraestrutura também se traduz em qualidade de vida. “Quando você tira da rua a lama, os buracos, e quando você leva um posto de saúde, você também está dando qualidade para as pessoas”, comparou o morador. “E, onde chega o asfalto, chega também o progresso”, arrematou.

Rony Pales (à dir., de vermelho), ao lado da prefeita Sheila Lemos e do vereador Adinilson Pereira

Legislativo

Além de Hermínio Oliveira e Adinilson Pereira, a Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Subtenente Muniz, Edivaldo Ferreira Jr., Luís Carlos Dudé, Nelson de Vivi, Ricardo Babão, Luciano Gomes, Nildo Freitas, Chico Estrela e Ivan Cordeiro.