A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Púbicos (Sesep), realizou, nesta terça-feira (4), o sorteio dos pontos comerciais disponíveis no Arraiá da Conquista, que acontecerá no Centro Cultural Glauber Rocha. Foram sorteados 65 pontos comerciais entre barracas com comidas típicas e bebidas em geral, carrinhos de pipoca e baleiro, barracas de acarajé e foodtrucks/trailer.

Os ambulantes estiveram no auditório Lúcia Dórea, no Cemae, para acompanhar o sorteio. “A Prefeitura, como sempre, realizou mais esse sorteio e tudo transcorreu na maior tranquilidade. A gente faz uma chamada e só participa do sorteio quem está presente, e o sorteio quem faz na verdade são os próprios barraqueiros para que a gente consiga ter uma lisura, para que todo mundo veja que realmente quem teve aqui foi o sorteado”, explicou o gerente de Posturas, Joelson Moreira. Segundo ele, 185 pessoas confirmaram o cadastro.

Verônica Silva foi a segunda sorteada e falou da expectativa para o evento. “Este ano, o São João vem 100%, as bandas são ótimas e sem dizer o público que tá vindo aí”, disse a vendedora de acarajé há 25 anos. “São 12 anos de sorteio, só duas vezes que eu fiquei lá”, comemora a baiana.

A mesma esperança tem Joselene Santos, que há uns 10 anos tem barraca de coquetel. “A expectativa é muito grande, as bandas são boas, a Prefeitura caprichou no quadro dos artistas, a população está gostando muito e o Glauber Rocha vai lotar de pessoas. Vai estar tudo muito bonito ali. As pessoas vão apreciar as bandas, degustar as iguarias, as bebidas, as comidas típicas”, comentou.

Sobre o sorteio, ela disse sempre participar. “A gente colabora com a Prefeitura e a Prefeitura também nos ajuda, atuando nessas ações, tudo na maior transparência. A gente também faz o curso da Vigilância Sanitária para ter uma higiene maior. Tem que ser tudo coerente, tudo na limpeza, tudo na higiene, que são exigidos por normas da Prefeitura e da Vigilância Sanitária”, declarou a ambulante.

O coordenador municipal de Vigilância Sanitária, Maico Mares, que fez algumas orientações após o sorteio, reforçou que todos os ambulantes sorteados deverão estar portando o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e o certificado do curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

Maico afirmou ainda o apoio crescente entre os setores de Vigilância Sanitária e de Posturas. “Nos últimos três anos, a Secretaria de Saúde tem essa parceria maior com a Secretaria de Serviços Públicos. A gente vem pregando e acredita que a educação continuada é a melhor forma de tentarmos evitar tantos problemas na parte ostensiva como na parte também de levar um produto de péssima qualidade à população.

Para aqueles que ainda não possuem esse curso, a Gerência de Posturas, em parceria com a Vigilância Sanitária e o Instituto Grau Técnico, vai oferecer o curso gratuitamente, nos dias 12 e 13 de junho, das 14h às 17h, na sede do Grau Técnico, localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 744, Centro, térreo, sala 2.

“Atualmente, a adesão ao curso é grande. A Vigilância Sanitária atinge hoje uma média de 350 pessoas capacitadas por ano. Esperamos para a próxima formação mais de 30 pessoas. Isso até facilita na questão das inspeções em outros eventos vindouros no decorrer do ano”, finalizou.

Além dos espaços citados, também serão destinados cerca de 20 outros pontos para os artesãos que fazem parte da Economia Solidária, e que serão sorteados pela associação.