Desenvolvimento Social
Postado em 10 de maio de 2021 as 14:15:21

Com o apoio da Prefeitura, a comunidade do Recanto das Águas já conta com produtos fresquinhos próximo de casa.
Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), iniciou o processo de revitalização da horta comunitária do Recanto das Águas, com o apoio das secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma) e Agricultura (Semagri). As atividades na horta tinham sido suspensas por conta de obras de pavimentação e drenagem pluvial no bairro.
“Como os canais de drenagem cortaram toda extensão da horta, foi preciso interromper a atividade, esperar a conclusão da obra, para só depois iniciar junto com os agricultores a revitalização do espaço. Neste período nos reunimos com as famílias e solicitamos as melhorias para o espaço voltar a funcionar”, explicou a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros.
A horta, que tem mais de 20 anos de existência, teve que ser reorganizada, com a colocação de cerca nova, limpeza da área, reconstrução das leras, poda das árvores, além do fornecimento de uma caixa d’água de mil litros, terra, esterco e adubo para plantação. “Estamos trabalhando com os agricultores desde o ano passado. Orientamos sobre o cultivo, tamanho de lera, profundidade e a melhor forma de cultivar sem o uso de agrotóxico. É uma horta muito promissora que tem uma comunidade muito comprometida”, explicou o coordenador de Agricultura Familiar, Eduardo Castro.

Sandra fez questão de mostrar os produtos da horta como batata doce, feijão mangalô, andu, banana, além das hortaliças.
Por conta da pandemia, o número de famílias trabalhando na horta diminuiu, hoje 10 famílias estão cultivando. “Trabalho aqui desde o começo, lembro-me de plantar cada pé de fruta desses. Já chegamos até 30 famílias aqui, depois caiu para 15 e com a pandemia hoje só somos 10”, explica a coordenadora da horta, Sandra Maria Ferreira (59) que está satisfeita com a parceria da Prefeitura: “Nós ficamos alegres com o asfalto e triste com a horta. Mas agora é só alegria, porque estamos com a garantia de nosso sustento novamente. A Prefeitura nos ajudou em tudo aqui”.
No espaço cedido pela Prefeitura também são cultivadas árvores frutíferas, como abacate, jaca, graviola. A produção da horta serve para garantir uma alimentação saudável para as famílias dos agricultores e também contribui na renda familiar, como o caso da produtora Maria Neuza Almeida Viana, 64 anos, que tira todo seu sustento da horta. “Depois do asfalto, agora que a horta está pronta, a gente vê que ficou bem melhor, antes quando chovia a lama destruía tudo, agora não, fica tudo preservado, sem lama. Tudo que produzo eu vendo aqui ou saiu com o carrinho entregando para os fregueses”, explicou Neuza.
Veja também:
www.pmvc.ba.gov.br/prefeitura-realiza-manutencao-de-horta-comunitaria-do-vila-america/
www.pmvc.ba.gov.br/prefeitura-apoia-hortas-comunitarias-livre-de-agrotoxicos-e-autossustentaveis/