Manter a cidade limpa, bonita, cheirosa e organizada não é tarefa fácil. Mas é isso que fazem os profissionais que atuam na limpeza pública, correndo de uma lado para outro a fim de recolher o lixo produzido nas casas das milhares de famílias que residem em Vitória da Conquista. Eles ainda varrem as ruas, capinam, lavam as feiras e praças e realizam uma infinidade de outras coisas que garantem o bem-estar da população. A esses trabalhadores é dado o nome de gari, cujo dia é celebrado em 16 de maio.

Em Vitória da Conquista, 470 profissionais são responsáveis por manter o município limpo. E, nessa segunda-feira (20), como forma de reconhecimento, o Governo Municipal proporcionou um momento de interação com os garis, em frente à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).

Como acontece todo os anos, a prefeita Sheila Lemos fez questão de se reunir com os garis para parabenizá-los pelo trabalho diferenciado que executam diariamente, nos três turnos. “Fica aqui o meu reconhecimento e minha gratidão a vocês que estão na rua fazendo a limpeza para que essa cidade seja na Bahia a melhor cidade pra se viver e a mais segura. Ela é dessa forma por conta do trabalho de vocês. Muito obrigada”, afirmou a gestora.

Gari há 10 anos, Eliane de Oliveira trabalha em Bate-Pé e fez questão de participar do encontro. “Muito bom esse reconhecimento porque é um momento de a gente aproveitar e dizer a todos que a nossa profissão é igual a qualquer outra e é de uma importância muito grande pra cidade. Manter a cidade limpa é a felicidade que nós temos”, disse Eliane.

Márcia Rosa Santos também é gari há 10 anos e se sente realizada como servidora municipal. “Tudo que eu esperava na minha vida, que eu batalhei, até Deus abrir as portas, eu consegui a bênção. Presente de Deus”, comentou Márcia, que trabalha na Ceasa. Já Poliana Brandão falou sobre esse momento de interação entre os colegas: “Precisamos de um dia para unir toda a turma e confraternizar, então é bom”.

O assessor especial da Sesep, Marcos César Almeida, representou o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, e reforçou a importância da categoria para o município. “Anualmente, a Prefeitura faz esse reconhecimento para os servidores que são essenciais. É um serviço que a cidade não pode ficar sem. Numa festividade, por exemplo. em que se tem um acúmulo maior de pessoas, aí você sente sim que os garis são essenciais. Por isso, a Sesep como um todo vem parabenizar esses nossos servidores”, declarou o representante da secretaria.