De 2020 para cá, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) registrou um aumento de 52,06% no número de emissões de alvarás, sejam de construção, demolição, desdobro, remembramento, entre outros. Esse aumento expressivo é resultado de uma série de investimentos que a Prefeitura de Vitória da Conquista tem realizado para otimizar o procedimento.

O coordenador de Urbanismo da Seinfra, Tiago Baleeiro, aponta algumas dessas medidas. “Isso se deve à desburocratização no setor de Urbanismo, medida que a prefeita Sheila Lemos vem priorizando desde o início da gestão. Além da mudança de estrutura, garantindo melhor atendimento, teve também aumento no quadro de funcionários”, destacou.

Outro fator importante que colaborou diretamente com esse cenário foi a criação do Portal Tudo Fácil, lançado ao público no mês de agosto. De forma rápida e fácil, os cidadãos dão entrada a pedidos de licenças e alvarás de vários setores da Prefeitura com apenas alguns cliques, e também podem acompanhar o processo sem sair de casa. Com isso, o Tudo Fácil tem trazido mais celeridade à emissão dos documentos, com prazos reduzidos em até metade do tempo.

O aumento na emissão de alvarás tem uma série de impactos positivos para o município. “Aumento de receita para a Prefeitura, e ao mesmo tempo gera um grande número de empregos diretos e indiretos, movimentando a economia da cidade”, avaliou Tiago.