A obra, custeada com recursos próprios, garantirá a qualidade da drenagem e oferecerá mais segurança à população

Enquanto descia em direção à Lagoa das Bateias para mais uma caminhada, no final da tarde desta terça-feira, 17, o cobrador de ônibus Nicélio Cerqueira interrompeu sua atividade física por alguns instantes, a fim de observar o trabalho dos operários a serviço da Prefeitura de Vitória da Conquista no canal de drenagem que passa pela Avenida Brumado e desce até a Lagoa.

Nicélio Cerqueira

A estrutura do canal havia sido danificada pela força do volume de água que costuma se formar ali, em períodos chuvosos. Por isso, o Governo Municipal precisou garantir a recuperação das paredes e do piso, em caráter emergencial. Enquanto eram observados por Nicélio e por outros transeuntes, os operários faziam a aplicação de concreto. “É muito importante, por conta da cratera que havia sido criada aí. A chuva está chegando, então esse serviço tinha mesmo que ser feito”, avaliou ele, que mora na Urbis V.

Adenilton Santos

O gráfico Adenilton Santos, morador do mesmo bairro, também acredita que a recuperação do canal veio em boa hora. “Era necessário, porque o volume de água que desce por ali é muito grande. Se esse trabalho não fosse feito de imediato, a tendência era que houvesse problemas em relação à pista lateral que sobe. Então, essa obra realmente foi providencial”, explicou.

‘Drenagem com segurança’ – Em períodos chuvosos, o canal tem a complexa tarefa de servir como escoadouro das águas que descem do bairro Nossa Senhora Aparecida e passam pelo Bruno Bacelar, Sinhazinha Santos e Urbis IV, antes de desaguar na Lagoa das Bateias. Daí a importância e o caráter emergencial do trabalho de recuperação. Todo o serviço está sendo executado com recursos próprios da Prefeitura. Os investimentos são superiores a R$ 185 mil. “Esse reforço vai garantir a qualidade da drenagem, além de oferecer mais segurança para a população que mora e trafega por aquela área”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.