Equipamentos doados já estão no pátio do Deserg

Já estão no pátio da Central de Equipamentos da Prefeitura de Vitória da Conquista (Deserg), a máquina motoniveladora – popularmente chamada de patrol – e a retroescavadeira, doadas pelo Governo Federal ao município, como parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A estas máquinas agrícolas soma-se também um ônibus escolar.

Os equipamentos agrícolas, cuja doação foi formalizada durante o lançamento do Plano Safra Semiárido, realizado em Salvador no último dia 4, são destinados para a realização de obras de infraestrutura. Esta é a primeira vez que o semiárido brasileiro recebe um plano específico para garantir a segurança produtiva a milhares de agricultores familiares prejudicados pela estiagem dos últimos anos.

Equipe do Governo Municipal vistoria novas máquinas agrícolas

“Este é um momento muito rico, que mostra uma política abrangente, aliada aos governos Federal, Estadual e Municipais; que demonstra a importância que o governo dá aos municípios e, principalmente, aos moradores da zona rural”, salientou o prefeito Guilherme Menezes, durante visita ao Deserg na manhã desta quarta-feira, 31. Na oportunidade, ele esteve acompanhado de membros do Governo Municipal.

O prefeito lembrou ainda que, somada a essa doação, destacam-se também outras iniciativas, promovidas pelo poder público e que têm beneficiado a população da zona rural, a exemplo do milho vendido a preço subsidiado e da distribuição de água. “Só em Conquista são 35 caminhões-pipa levando para as comunidades água tratada, para que ninguém padeça de sede neste momento de estiagem”, salientou.

Patrol e retroescavadeira auxiliará no trabalho desenvolvido pela Prefeitura no interior do município

Acompanhando o prefeito durante a visita, o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, destacou a contribuição que as máquinas vão dar no trabalho que já é desenvolvido pela Prefeitura no interior do município. “No caso da patrol, ela vai nos ajudar bastante na manutenção das estradas, e a retroescavadeira, na abertura e limpeza de tanques, aguadas e cacimbas no leito dos rios”, contou.

A expectativa é de que na próxima semana as máquinas já estejam em plena atividade na zona rural da cidade. “Tudo indica que assim que fizer a revisão, a retroescavadeira e a patrol já saiam a partir de segunda-feira para o interior do município, se juntando aos nossos equipamentos. Essa doação foi uma iniciativa ímpar do Governo Federal”, concluiu o secretário.