A tarde da última quinta-feira (22) foi dia de festa para os estudantes da Escola Municipal Iza Medeiros. Isso porque eles comemoram oficialmente a reabertura da Sala de Leitura da instituição. A escola atende a cerca de 500 alunos, que voltarão a ter acesso ao equipamento, com um acervo ainda maior: são aproximadamente 3 mil exemplares, atendendo aos interesses de todas as faixas etárias.

A Escola Iza Medeiros conta com cerca de 500 estudantes, e todos eles terão acesso à Sala de Leitura

Esta é a quarta Sala de Leitura que o Governo Municipal colocou em ação, apenas neste ano. De acordo com a coordenadora pedagógica, Tânia Novais, essa iniciativa faz parte do Plano de Metas da Secretaria de Educação. “Nossa perspectiva é que todas as 48 escolas da zona urbana tenham as suas salas de leitura ou abertas, ou reativadas, ou revitalizadas. As que estão em funcionamento, a gente está comprando acervo novo, investindo na formação dos profissionais, e agora com foco novo que é o do letramento”, explica.

Para o diretor da Escola Municipal Iza Medeiros, Ronilson Ferreira, o espaço é fundamental na formação escolar dos jovens. “A Sala de Leitura, o nome já diz, é o espaço em que a gente tem os livros, onde as crianças podem, por assim dizer, viajar e navegar por mares ainda não conhecidos. Então eu acho que é importantíssimo tudo o que a escola pode fazer para promover o hábito da leitura. Acreditamos que vamos contribuir para o desenvolvimento pedagógico e psíquico do indivíduo como um todo”, afirma.

22 de agosto também foi o Dia do Folclore, e os estudantes trouxeram personagens como o Bumba-meu-boi e o Saci Pererê para lembrar a data

HOMENAGEM – A cerimônia de reabertura da Sala de Leituras fez uma homenagem ao secretário de Educação, Esmeraldino Correia. Mas o reconhecimento veio não apenas por seu papel enquanto secretário, mas, sobretudo, ao seu trabalho enquanto escritor. Esmeraldino tem um total de seis livros escritos, dois deles publicados: “Em busca do sol” e “Tempo, sombras e solidão”.

A Sala de Leitura faz uma homenagem ao secretário de Educação Esmeraldino Correia, que também é escritor

“Emocionado, porque eles estão olhando para Esmeraldino, a figura do escritor. O escritor é sempre o poeta, é sempre uma pessoa que tem encanto, porque pelas palavras burila, constrói, edifica, modifica e dá uma razão maior à vida”, conta o secretário de Educação. “E vejo aqui, na Sala de Leitura, exatamente isso: um descortino para a vida, para as emoções, para a construção do conhecimento. Leitura é isso, é reflexão”, completa Esmeraldino.Para a homenagem, os estudantes prepararam uma programação especial. Teatro, dança, contação de histórias e entrevista com o secretário integraram as atividades lúdicas que marcaram a tarde. Na ocasião, foi possível conhecer mais sobre a carreira e as obras do escritor Esmeraldino Correia.

Com a reativação da Sala de Leitura, a Escola poderá retomar o projeto “Crianças em busca do sol”, que premia os maiores leitores do ano

“Crianças em busca do sol” – Com a reativação da Sala de Leitura, a Escola Municipal Iza Medeiros poderá retomar o seu projeto de leitura, “Crianças em busca do sol”. A ação visa motivar as crianças a desenvolver o gosto pela leitura. Nesse sentido, os estudantes que mais lerem livros e contarem a sua história, até o fim do ano, serão premiados com duas bicicletas. O projeto é aberto a todos os estudantes da instituição.