As ações incluem a intensificação da coleta de lixo e a desobstrução de canais e bocas-de-lobo

As chuvas, há muito esperadas pela população de Vitória da Conquista, enfim têm caído sobre o município. No entanto, convém observar também que, à parte os evidentes benefícios, elas não trazem somente efeitos positivos. Justamente por isso, um trabalho de prevenção está sendo realizado pela Prefeitura Municipal na área urbana da cidade, em bairros mais propensos aos efeitos negativos causados pelas chuvas.

As ações estão ocorrendo nos bairros Santa Cruz, Conveima, Cidade Modelo e Conjunto da Vitória. Nesses locais, a coleta de lixo foi intensificada. Normalmente recolhidos uma vez por dia, de segunda a sábado e sempre no horário da manhã, agora os detritos estão sendo retirados das ruas duas vezes por dia, com uma coleta extra no período da tarde. O trabalho inclui ainda a limpeza das vias públicas e a desobstrução dos canais e bocas-de-lobo.

“São ações preventivas neste período chuvoso”, explica a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas. “Com isso, o Governo Municipal pretende evitar a obstrução dos canais, já que as chuvas são repentinas”, completa.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Élvio Dourado, considera necessária a intervenção preventiva feita pela Prefeitura. “Com a incidência das chuvas, essa ação se faz necessária para não permitir que as pessoas em estado de maior vulnerabilidade tenham prejuízos. Essa é uma preocupação constante da Administração Municipal”, observa Dourado.

Satisfação– O eletricista Samuel Vieira de Oliveira, que há 18 anos mora nas proximidades da Lagoa das Bateias – bem ao lado do bairro Santa Cruz –, conhece bem os efeitos negativos provocados pelo acúmulo de água nos canais urbanos. E, exatamente por isso, vê com bons olhos o trabalho preventivo realizado próximo à sua casa. “Tudo o que vem de melhoria para nosso bairro a gente recebe com muita satisfação”, diz ele, enquanto observa o trabalho das máquinas num canal que deságua na lagoa.

Trabalho– As atividades estão sendo realizadas em conjunto pela Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil e das secretarias de Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Simtrans, Educação e Governo, com apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento/Embasa. O trabalho faz parte da Operação Chuva, uma força-tarefa que também promove ações como a assistência às famílias desabrigadas pelas chuvas e o trabalho educativo nos bairros, junto aos moradores, a respeito dos cuidados necessários para prevenir os danos causados pelas chuvas.