Na tarde desta sexta-feira (26), a equipe do Consultório na Rua realizou testagem para Covid-19 na Casa do Andarilho, Organização da Sociedade Civil (OSC) conveniada à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Foram realizados 35 testes rápidos e todos deram resultados negativos. “Essa ação é muito importante para que a equipe e os abrigados sintam-se seguros quanto à não circulação do vírus na unidade. E também para que possamos reforçar nossas medidas de segurança para continuar mantendo o vírus longe daqui”, esclareceu uma das administradoras da Casa, Neia Aragão.

Todos os testes deram negativo na Casa do Andarilho

Essa ação articulada entre a Secretaria de Saúde e a Semdes é uma forma de garantir tanto a proteção dos usuários como também a garantia da proteção dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Com essa ação, nós concretizamos o compromisso da Prefeitura em seguir todas as normas preventivas, de forma em que a Política de Assistência Social observe os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, declarou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Além da Casa do Andarilho e das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), a Secretaria de Saúde e a Semdes estão realizando os testes em outras unidades de Proteção Social Especial. “A Secretaria de Saúde está realizando o teste nos três abrigos provisórios, Centro Pop Adulto e Centro Pop Infantil e Adolescente, Serviço de Abordagem Social e pessoas sintomáticas que se encontram em situação de rua”, explicou a coordenadora de Proteção Social Especial, Vanessa Severino.