Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 30 de setembro de 2024 as 12:49:58
e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 12:50:20
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou, nesta sexta-feira (27), o encerramento da sexta etapa do processo formativo “Educação Permanente no Fortalecimento Institucional do Suas”, que tem como objetivo melhorar os fluxos de trabalho das unidades da assistência social. As oficinas formativas acontecem todos os meses com as equipes técnicas e de gestão da Semdes, e a previsão é que o processo formativo chegue ao fim em dezembro.
Os encontros formativos são ministrados pelas professoras Abigail Torres e Yheda Gaioli. De acordo com ambas, o trabalho de educação permanente contribui para que os profissionais estejam em sintonia uns com os outros, fazendo com que os fluxos de trabalho sejam aprimorados e os serviços prestados à comunidade sejam mais efetivos.
A professora Abigail Torres reforçou ainda que, durante os últimos encontros, as equipes desenvolveram um diálogo sobre quais são os elementos específicos da gestão pública na assistência social, visto que essa é uma política complexa, responsável por garantir direitos e combater desigualdades. “A partir dos primeiros encontros, nós alinhamos com a equipe a compreensão de gestão. Neste encontro, e no próximo, nós vamos olhar especificamente para a gestão de Vitória da Conquista e definir quais são as atribuições de gestão que estão sendo executadas pelas equipes, quais precisam ser aperfeiçoadas, para então a gente desenvolver um plano de prioridades de gestão”, pontuou Abigail.
A diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, participou do encontro e destacou como esses momentos têm contribuído para a qualificação dos profissionais e melhora na oferta de serviços. “Esses momentos de capacitação têm sido essenciais para aprimorar as nossas práticas e, consequentemente, qualificar os serviços ofertados à nossa população. Acredito que, ao final desse processo, teremos equipes ainda mais preparadas e integradas, o que garantirá um melhor atendimento para as famílias que necessitam do SUAS”, destacou Irlane.