Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 11 de abril de 2018 as 12:51:33
O lindo mundo da imaginação, onde boneca de pano é gente, o burro é conselheiro, o porco é falante e o saci é companheiro de aventuras, vai tomar conta da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes a partir da próxima segunda-feira (16). Será a Semana do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.
Ao longo da Semana, a biblioteca abriga exposição de livros infantis e juvenis, teatro de bonecos, contação de histórias, interpretação de personagens de Monteiro Lobato e exibição de episódios do Sítio do Picapau Amarelo. A programação será até a sexta-feira (20), das 8h às 12h e das 14h às 18h.
“Ao abrir o nosso acervo e desenvolver atividades lúdicas para as crianças e os jovens, estamos oferecendo a Biblioteca para que eles deem asas à imaginação, experimentem os mais diversos autores e obras e troquem ideias e experiências entre si”, destaca o gerente da Biblioteca, Yuri Hatgivagiannis.
Grupos e escolas podem agendar a visitação através do telefone (77) 3422-8153. A Biblioteca Municipal fica na Avenida Jonas Hortélio, no bairro Recreio.
Homenagem – Desde 2002, o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril por ser a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato. Ele foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.
Lobato deixou um enorme legado para a literatura brasileira. Sua primeira história infantil, “A menina do narizinho arrebitado”, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, eternizados no famoso programa de TV “Sítio do Picapau Amarelo”.