Capacitar os profissionais de saúde dos municípios da região sudoeste que têm o Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav) como centro de referência para diagnóstico e tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da aids. Esse é o objetivo do projeto Bons Vizinhos, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde 2002.

Caav é referência no TRD

De lá pra cá, o Caav passou a ser referência na capacitação de profissionais da região no que diz respeito a transmissão vertical de HIV/aids – que é a transmissão do vírus de mãe para filho durante a gravidez ou parto -, aconselhamento, abordagem sindrômica e Teste Rápido Diagnóstico (TRD). O Centro atende, diariamente, uma média de 400 pessoas residentes em Vitória da Conquista e oriundas de cidades do sudoeste baiano e do norte de Minas Gerais.

Em setembro, profissionais das 19ª e 23ª Dires participaram da capacitação

Em 2014, mais precisamente, na primeira quinzena de setembro, o projeto Bons Vizinhos realizou a capacitação para profissionais de saúde da Atenção Básica dos municípios das 19ª e da 23ª Diretorias Regionais de Saúde, que compreendem as regiões de Brumado e Boquira. O curso, com carga horária de 40 h, contou com 28 participantes e teve como facilitadores os profissionais do Caav. Além da etapa teórica, a capacitação abriu espaço para a prática sobre o TRD, no próprio laboratório do Caav.

“A ideia do projeto é estreitar os laços com os municípios vizinhos, instrumentalizar seus profissionais que atendem na rede básica de saúde e, desta forma, descentralizar as ações de tratamento e diagnóstico, para facilitar o acesso dos usuários destes municípios ao tratamento”, justificou a coordenadora do Caav, Jaciara Mendes.

No final do mês de outubro, o projeto Bons Vizinhos terá continuidade com a capacitação dos profissionais de saúde dos municípios da 20ª Dires.