O município de Vitória da Conquista tem atuado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a validação das Áreas de Ponderação (Aponds), sobre os dados referentes ao Censo 2022. A colaboração visa a divulgação de dados mais completos, divididos por regiões formadas pelo agrupamento de setores censitários, que ajudam a entender melhor o crescimento do município e auxiliam na elaboração de políticas públicas mais efetivas por parte de cada secretaria.

De acordo com o IBGE, é por meio das Áreas de Ponderação que o instituto realiza a divulgação dos resultados do questionário da amostra do Censo (questionários expandidos), sendo, portanto, o menor recorte geográfico em que essas informações são disponibilizadas. Assim, o IBGE busca retratar o Brasil com informações que permitam o conhecimento da realidade do país e o exercício da cidadania.

Segundo o coordenador de Estudos e Projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Rafael Celino, representantes do IBGE se reuniram com membros de diferentes secretarias, como Educação (Smed), Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Semdes) e a própria Seinfra para estabelecerem as chamadas Áreas de Ponderação (Aponds), dividindo o território do município de acordo com as características socioespaciais e das ocupações socioeconômicas.

“Cada região é diferente da outra. Assim como a cidade é dinâmica, obviamente vai ter diferenças entre bairros e regiões. Então, ao subdividir a cidade em zonas, para coletar esses dados mais específicos, a gente consegue ter muito mais assertividade nas análises, a depender da necessidade que esses dados oferecem”, explicou o coordenador.

Cada Área de Ponderação tem uma amostra de 400 a 900 questionários de amostra do Censo, para adequar a organização dos setores censitários de acordo com as afinidades socioeconômicas. Arquiteta da Seinfra, Juliana Nunes explica que esse procedimento auxilia no agrupamento mais adequado dos setores censitários, permitindo que sejam divulgados dados mais condizentes com as diferentes realidades do município.

As reuniões dos representantes do IBGE com equipes de diferentes secretarias, para discutir as respectivas demandas de acordo com o contexto da cidade e de suas divisões, favorece como são definidas as localizações das unidades de saúde, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e das escolas.

Gabriel Couto, chefe da agência do IBGE em Vitória da Conquista, destacou a relevância da reunião para a ratificação das Áreas de Ponderação do Censo 2022. “Durante o encontro, discutimos estratégias para realizar essa divisão de maneira que representasse, com maior precisão e fidedignidade, as características do município de Vitória da Conquista”.

Com a aprovação das Áreas de Ponderação, o IBGE vai realizar o processamento dos dados do Censo 2022 para realizar uma divulgação mais completa, acessível a toda a população e que possibilite a administração municipal a nortear políticas públicas (de saúde, educação, assistência social, etc) mais específicas para as diferentes áreas da cidade de Vitória da Conquista.