A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel), está realizando a etapa de escutas setoriais para efetivação dos editais de fomento à cultura em Vitória da Conquista, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), estabelecida pela Lei nº 12.399, de 8 de julho de 2022.

As oitivas estão acontecendo na município desde segunda-feira (13) e vão até esta sexta-feira (17), às 18h30, na Casa Memorial Régis Pacheco. No Domingo (19), a equipe da Sectel estará no distrito de São Sebastião, a partir das 9h, na praça central, para realizar a escuta dos proponentes da localidade.

As escutas estão divididas por eixos de linguagens culturais. Na segunda-feira, o primeiro eixo de discussão foi literatura, livro, leitura e biblioteca. “A finalidade do encontro com a sociedade civil é para detalhar o plano de ação que será executado a partir do documento de adesão e subsidiar as informações que serão adicionadas ao Plano Anual de Aplicação de Recursos- PAAR”, declarou o assessor da Sectel, Marley Vital.

As informações colhidas nesses encontros servirão de diagnóstico para elaboração do Plano Municipal de Cultura. A Política Nacional Aldir Blanc tem como finalidade a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, com respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura e, por esse motivo, as escutas também estão chegando aos distritos, povoados e quilombos, através de parceria entre a Sectel e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio dos Suas na Comunidade.

Os recursos disponibilizados pela PNAB para a cidade são de R$ 1.845.884,91 para ações gerais e R$ 615.294,97 para o programa Cultura Viva.