Desenvolvimento Social
Postado em 30 de janeiro de 2024 as 15:31:33
Por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Desenvolvimento Rural (SMDR), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou uma oficina sobre instalação de hortas em pequenos espaços, nessa segunda-feira (29), na sede do Posto de Atendimento Avançado ao Cidadão (PAAC/Subprefeitura), que atende o distrito de José Gonçalves.
A ação, desenvolvida pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), teve como objetivo incentivar práticas agrícolas sustentáveis, além de estimular outras formas de renda para a população. “As hortas em pequenos espaços trazem diversos benefícios, tais como melhora na qualidade da alimentação e redução de gastos com a compra de alimentos. Além do estímulo à cidadania, através do cuidado com o meio ambiente e da participação comunitária”, explicou a coordenadora da Cosan, Karine Barros.
- Gleisse Oliveira
- Nilma Dias
- Karine Barros
A oficina foi realizada em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural e com a SMDR. Segundo a gerente do Cras Rural, Gleisse Oliveira, essa parceria reafirma o compromisso da Prefeitura na garantia de direitos. “A partir do momento que a gente promove oficinas de hortas em pequenos espaços nos nossos territórios, a gente oferece alternativas para que essas famílias possam produzir seu próprio alimento. Assim, garantindo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, destacou a gerente.
Conduzindo a oficina, a engenheira agrônoma da SMDR, Nilma Dias, falou sobre a importância de proporcionar à população conhecimentos técnicos de instalação de hortas. “É essencial resgatar esses conhecimentos e essa prática entre os pequenos agricultores que, ultimamente, têm deixado cada vez mais de plantar. Buscamos mostrar que mesmo com a limitação da água que nós sabemos que existe na região, todos podem aproveitar pequenos espaços, de forma simples, para fazer essas hortas voltadas para a alimentação. E, quem sabe, expandir para uma renda extra”, disse.
- Claudionor Pereira
- Erika Borges
Claudionor Pereira, morador de Itaipu, relatou que as técnicas aprendidas na oficina irão ajudar na produção da comunidade, tanto na redução de gastos quanto na criatividade em escolher os espaços de instalação. “É um aprendizado a mais para quem trabalha com agricultura. Ao aproveitar cada espaço disponível, são reduzidos nossos gastos com compra de alimentos e com o deslocamento até Conquista. Agora, a gente consegue aproveitar um pneu ou uma galinhota para a nossa produção”, afirmou o pequeno agricultor.
Para a agricultora Erika Borges, a oficina proporcionou novas alternativas de renda para os moradores da localidade. “É de suma importância para a nossa comunidade receber esses aprendizados sobre a instalação de hortas, para o próprio consumo e como alternativa de abrir um negócio. Muito esclarecedora, com uma linguagem de fácil acesso à comunidade. É um lugar que a gente, às vezes, se sente esquecido, mas a gente está percebendo que o governo está olhando para nós, num momento de escassez, de água e de alimentos”.