A Prefeitura de Vitória da Conquista está fazendo a reconstrução do canal de drenagem que passa pelo subsolo da praça Vítor Brito, após a conclusão dos serviços de responsabilidade da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), para corrigir as ligações clandestinas de esgoto na região central da cidade. A intervenção está sendo executada pela Empresa Municipal de Urbanismo (Emurc), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

De acordo com a Seinfra, a obra completa, que inclui a reconstrução e a limpeza do canal, deverá ser entregue em breve. O problema foi ocasionado por ligações de esgoto clandestinas, que romperam após fortes chuvas ocorridas na cidade, em 2023. Mas somente ao iniciar a recuperação do canal, em janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana descobriu que o esgoto foi o principal causador do transtorno, e que para resolver a situação seriam necessárias intervenções também nas vias próximas à praça.

O esgoto despejado na rede pluvial, de forma clandestina, seguia para o canal da Rua Iolando Fonseca, por onde passa o Rio Verrruga, em frente ao Restaurante Popular e ao Hospital Samur, provocando fedor e mal-estar aos moradores e trabalhadores da região. A Prefeitura notificou a Embasa para resolver o problema do esgoto antes do início das obras de reconstrução do canal.

A parte do canal localizada na Vitor Brito já foi reconstituída pela Embasa, que afirma estar realizando um trabalho de fiscalização para coibir o despejo irregular de resíduos naquela região.