Praticamente na véspera de Natal, a Prefeitura de Vitória da Conquista deu um presente às famílias do loteamento Vila América. Nesta sexta-feira (22), foram entregues mais 524 escrituras de imóveis do loteamento, em cerimônia realizada na quadra coberta da Escola Municipal Mozart Tanajura. A ação faz parte do Programa Morar Legal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Criado em 2017, o Programa Morar Legal já entregou mais de 7.500 escrituras em Vitória da Conquista, promovendo, dentre outros benefícios, a garantia da segurança jurídica da propriedade, o melhor acesso à obtenção de financiamentos para a melhoria dos imóveis, a efetiva função social da propriedade, além de fomentar o desenvolvimento urbano organizado.No Vila América, já foram entregues mais de 2.700 escrituras, divididas em três etapas. Somente este ano, o programa entregou 1.380 escrituras no município.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, não são somente as escrituras, incluindo as 524 de hoje, que o Governo Municipal entregou às famílias do Vila América. Além da regularização dos imóveis, houve pavimentação de ruas, construção da Unidade de Saúde da Família, reforma da escola e creche, a Avenida Perimetral e o Brilha Conquista com iluminação de Led. “Isso é progresso, é cidadania, é cuidado com as pessoas. Hoje, nós moramos na cidade mais segura da Bahia, no Estado, que é o mais violento do país. Isso é muita determinação, isso é muita força de vontade, é o trabalho da Prefeitura e de todas as polícias”, declarou Sheila.

O secretário da Semdes, Michael Farias, lembrou que o Morar Legal tem garantido dignidade e acesso ao direito de propriedade a muitas famílias que há anos esperavam ter a sua escritura pública nas mãos. “Hoje, aqui no Vila América, a gente dá uma sequência na terceira etapa desse programa que tem revolucionado a vida de muita gente. São 524 famílias do Vila América com direito à escritura pública. É o compromisso do governo municipal em melhorar a vida das pessoas, em garantir dignidade e, principalmente, com a perspectiva do desenvolvimento social onde a população, de fato, seja beneficiada pelos diversas políticas sociais”, ressaltou Michael.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Nildo Freitas falou sobre a importância do Morar Legal para as famílias do Vila América. “Eu vi aqui muitas pessoas que não acreditavam que teriam um presente de Natal como o que está acontecendo hoje. Parabéns, comunidade do Vila América, vocês agora têm a propriedade com a escritura em seu nome” comemorou Nildo.

Além de Nildo, também estavam presentes os líderes de Governo e da Situação, respectivamente, Luís Carlos Dudé e Edjaime Rosa (Bibia), Edivaldo Ferreira Júnior e Chico Estrella.

Oficial de Registro de Imóveis de Vitória da Conquista, Carlos Alberto Resende destacou o trabalho realizado pela Prefeitura no Programa de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S), instituído pela Lei Federal nº 13.465/2017. “Nós, do Registro de Imóveis, que representamos aqui a Corregedoria, sabemos da importância da Reurb-S, nós participamos deste número de 7.500. Nós queremos firmar mais uma vez o compromisso de continuar com esta parceria com a Prefeitura para a concessão de mais escrituras no Município.

Ilza Maria de Jesus, de 69 anos, mora no Vila América há 17 anos. Ela foi a primeira a receber a escritura nesta manhã. Para ela é a realização de um sonho. “Estou muito alegre, estou muito contente. Sempre eu morava de aluguel, e hoje em dia eu tenho minha mansão. Oh, glória! Aleluia! Hoje estou feliz e alegre, com Deus, primeiramente, os anjos e com todos vocês aqui. Deus tarda, mas Ele não falha”, agradeceu Ilza.