Notícias
Postado em 15 de novembro de 2012 as 18:35:46 e atualizado em 7 de dezembro de 2012 as 18:57:21
Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirões, nas Unidades de Saúde Régis Pacheco e Miro Cairo, para diagnosticar novos casos e alertar para o perigo da doença. Durante a próxima semana outras atividades serão realizadas em alusão a data.
Quem passou pelo Régis Pacheco hoje pôde aferir a pressão arterial e medir a taxa de glicemia, além de receber orientações sobre o diabetes e como tratar a doença. O diabetes é um distúrbio do metabolismo que afeta primeiramente os açúcares, mas que também tem repercussões importantes sobre o metabolismo das gorduras e das proteínas. Segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica/SIAB do Ministério da Saúde, em Vitória da Conquista foram registrados, no ano de 2011, 3.735 novos casos de diabetes e em 2012, até o mês de outubro, foram registrados 3.552.
A enfermeira, Gabriela Carmo, falou sobre a importância da realização dos mutirões: “É uma ação muito importante porque a gente consegue alcançar aqueles pacientes que estão aguardando algum atendimento nas salas de esperas aqui da unidade, uma demanda espontânea, e conseguimos realizar, nesse momento, uma triagem de pacientes que nem imaginavam que a glicemia estava alterada e recebem o diagnóstico e já são encaminhados imediatamente para o atendimento médico. Então é uma atividade de extrema importância”, avaliou.
Os pacientes que estavam na unidade aprovaram a iniciativa. Leandro Souza considera o mutirão de extrema importância para a população. “É uma iniciativa fundamental promover esse mutirão para conscientizar as pessoas da importância de se prevenir e de realizar exames regulares. Muitas pessoas podem ter o problema e não saber. Eu, por exemplo, não realizo exames constantemente, então eu acho importante que mutirões como esse sejam realizados para a população”, analisou.
A dona de casa, Sandra Oliveira, também aprovou a ação: “Eu acho super importante acompanhar a glicose e esse mutirão é uma ótima oportunidade para que as pessoas façam isso. Eu, por exemplo, não realizo esse exame com frequência então eu gostei muito dessa iniciativa”, afirmou.
Sobre o diabetes – Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:
• Muita sede;
• Vontade de urinar diversas vezes;
• Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
• Fome exagerada;
• Visão embaçada;
• Infecções repetidas na pele ou mucosas;
• Machucados que demoram a cicatrizar;
• Fadiga (cansaço inexplicável);
• Dores nas pernas por causa da má circulação.