O nono mutirão de combate à dengue de 2014 aconteceu no último sábado, 15, no Loteamento Morada Real. Oitenta agentes de endemias da Secretaria de Saúde visitaram 1.130 residências. Na oportunidade, eles trataram os reservatórios e orientaram os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti e sobre os sintomas da dengue.

Polyana Gonçalves

Com 25 notificações de casos suspeitos, sendo que 20 foram negativos e cinco positivos para dengue, até o dia 15 de março, a Administração Municipal vem investindo na prevenção a doença. “Até o momento, nós estamos com números abaixo do ano passado. Em 2013, nesta época, já estávamos com 46 casos positivos. Isso demonstra que as ações implementadas pelo Governo Municipal estão dando certo, como a intensificação das ações de visita aos domicílios e a realização de campanhas educativas”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Controle de Endemias, Polyana Gonçalves .

Zilca da Silva

Na casa de dona Zilca da Silva, o tanque foi tratado e ela recebeu a orientação dos agentes. “Todo mês nós recebemos a visita dos agentes. Então, eu procuro manter a casa sempre organizada, sem água parada. Meu vizinho também cuida de sua casa, por isso, aqui na nossa rua nunca tivemos um caso de dengue”, esclareceu Zilca.

Ademar Viana

O agente Ademar Viana acredita que os mutirões são uma ferramenta eficaz no combate à dengue. “Nós visitamos as residências do município diariamente, mas muitas vezes não encontramos os moradores. Quando fazemos o mutirão no sábado conseguimos encontrar este morador que ainda não teve sua casa visitada. Com isso, acredito que melhora muito o acesso”, explicou Ademar.

André Ferraz

Além do mutirão nas casas, acontece também o mutirão de coleta de pneus com a equipe de ponto estratégico, que aproveita para retirar os pneus dos bairros visitados pelos agentes. “Nós fazemos a coleta de pneus diariamente nos pontos cadastrados e aproveitamos sábado para retirar os pneus que a comunidade descarta ao ar livre e que pode vir a ser um criadouro da dengue”, destacou o agente de Endemias, André Ferraz Sousa.

Manuel de Jesus

Proprietário de uma borracharia, Manuel de Jesus, sempre recebe a visita dos agentes que coletam os pneus.Ele avaliou a iniciativa da Prefeitura: “Os agentes sempre dão assistência, o que evita a proliferação do mosquito. É uma ajuda muito útil e necessária”.