A educação da criança surda é um direito e faz parte da sua condição como ser humano. Tal como para a criança ouvinte, o pleno desenvolvimento das capacidades linguísticas, emocionais e sociais é imprescindível para a criança surda. Por isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo o “II Projeto Ser Surdo: Libras nas Escolas”.

Até o dia 25 de setembro, estão sendo realizadas miniaulas nas turmas dos alunos surdos, nas quais são abordados os seguintes conteúdos: 26 de setembro – Dia do Surdo; noções básicas de Libras: alfabeto manual, os numerais cardinais em Libras e sua funcionalidade; cumprimentos em Libras e sua utilidade no cotidiano.

A culminância do projeto acontecerá no dia 26, Dia do Surdo. Pela manhã, haverá uma panfletagem no centro da cidade, com a comunidade surda e pais de alunos surdos, com a finalidade de divulgar o Dia do Surdo e a importância dessa data para a comunidade surda. À tarde, serão apresentados esquetes com a participação dos alunos com surdez do 1º e 2º ano do ciclo III do Centro de Educação Professor Paulo Freire (Caic) e vídeos em homenagem ao Ser Surdo, com a participação das comunidades surda e escolar, pais e familiares de alunos surdos.