A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meioda Equipe de Educação Especial daSecretaria Municipal de Educação, iniciou nessa quinta-feira, 11, a I Formação de Cuidadores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. O encontro é mais uma oportunidade de apresentar aos cuidadores da Rede Municipal de Ensino uma visão técnica sobre as condições adequadas que devem ser oferecidas ao aluno com necessidades educacionais especiais.

A formação abordou temas referentes à locomoção, comunicação, conforto, segurança, autonomia e independência desses alunos. Durante o evento, também foram apresentadas sugestões práticas que auxiliem na execução das atividades diárias no ambiente escolar. Nesse sentido, a terapeuta ocupacional da Equipe de Educação Especial, Amanda Dourado, informou sobre as atividades contextualizadas que auxiliarão o aluno a adquirir autonomia, independência e destreza na realização de ações essenciais à vida.

Estratégias de comunicação e orientações sobre dificuldade na deglutição foi outro tema discutido pela fonoaudióloga da Equipe de Educação Especial, Thamille Fernandes. “Como o cuidador passa muito tempo com o estudante, ele precisa ter conhecimento adequado para reconhecer se existe alguma dificuldade no processo de alimentação. É necessário ainda estabelecer meios de comunicação para interagir com o aluno e auxiliá-lo na integração com o meio escolar”, afirmou.

Alba Iris, cuidadora

A cuidadoraAlba Iris Andrade,da Creche Maria de Lourdes, acredita que seu trabalho é muito importante e desafiador. “Tentamos cuidar da melhor maneira possível das crianças, fazendo o nosso trabalho de acordo com as orientações recebidas”, disse.

Marisa Vieira, cuidadora

Outra cuidadora que também atua na Creche Maria de Lourdese destacou a relevância da iniciativa foi Marisa Vieira. “Essa formação se torna essencial para sabermos a maneira correta de ajudar as crianças especiais”, informou.

“Com a presença desse profissional, podemos receber os alunos com graves comprometimentos motores ou comorbidades na rede regular de ensino. É um desafio que requer muita responsabilidade, mas que proporciona a todos um grande aprendizado diante das limitações das crianças”, explicou a psicóloga da Equipe de Educação Especial, Ana Luíza Santos.

Nesta sexta-feira, 12, os cuidadores passaram por treinamentos de socorrismo referente à epilepsia, pequeno e grande mal epilético, transtorno delirante, sensação de desmaio ou desmaio, hemorragias, epistaxe, feridas, entorse, corpos estranhos (olhos, ouvido, nariz e garganta), engasgo (parada cardiorrespiratória) e fraturas com o soldado Bombeiro Militar, Edio Vinícius Santos de Sá.

Implantação – Em fevereiro deste ano, foi instituída a Portaria nº 1.060/2013, que fixa as normas para a função do cuidador na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. “Essa portaria veio legitimar a função do cuidador”, disse a pedagoga da Equipe de Educação Especial, Karla Ribeiro.

Na rede municipal, existem mais de 50 cuidadores atendendo as crianças com grau elevado de comprometimento. Para exercer suas funções com responsabilidade, eles participam de formações, encontros que informam de maneira didática e esclarecedora as suas atribuições nas escolas e creches onde atuam. Esses encontros também têm o propósito de estabelecer uma relação harmoniosa e cooperativa com todos os profissionais envolvidos: direção, coordenação, professores, pessoal de apoio, pais e demais alunos.