A Secretaria Municipal de Serviços Públicos conta com um programa regular de coleta de lixo

Manter a cidade limpa é uma das prioridades da Prefeitura de Vitória da Conquista. Para isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos conta com um programa regular de coleta de lixo que atende, além dos bairros, distritos e povoados da zona rural.

Os caminhões da empresa responsável pela coleta realizam o trabalho, em dias alternados, em diversos bairros da cidade. No Centro, a coleta é feita de segunda-feira a sábado. Nas localidades em que não há possibilidade de o caminhão ter acesso, a Prefeitura conta com a parceria dos carroceiros. Eles recolhem o lixo nas residências e o leva até um local onde o caminhão compactador possa recolhê-lo. O procedimento é semelhante na zona rural. Neste caso, um caminhão da Prefeitura percorre distritos e povoados de segunda a sábado.

Élvio Dourado, secretário de Serviços Públicos

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Élvio Dourado, é necessário que a população colabore com a limpeza da cidade. “Além de depositar o lixo nos locais adequados, é importante que a população coloque o lixo nos dias da coleta e nos horários próximos a ela. Isso evita que animais rasguem as sacolas e espalhem o lixo pelas ruas”, declarou.

Aterro Sanitário

Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são recolhidas e encaminhadas ao Aterro Sanitário. Nele, o material inicialmente passa por uma pesagem. Em seguida, é depositado nas “células”. Trata-se de duas grandes valetas, nas quais o lixo é compactado por um trator-esteira. Uma delas, com 17 metros de profundidade, já foi totalmente preenchida. A outra, com 12 metros, tem previsão de funcionamento até o fim de 2013.

Confira os dias e horários das coletas realizadas pela empresa responsável e pelos carroceiros.