Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 24 de março é destinado ao combate à tuberculose. Em Vitória da Conquista, a campanha municipal está sendo desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, no período de 18 a 24 de março. A programação é composta por sala de espera, reunião de equipes e de conselhos locais de saúde e acontece nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Tuberculose, Hanseníase e Leishmaniose e na ExpoConquista 2013.

No dia 22, será realizada uma mobilização na Praça 9 de Novembro, das 8h às 12h, com a presença de profissionais especializados, como enfermeira, médica pneumologista, farmacêutica e técnico de enfermagem, que esclarecerão possíveis dúvidas da população.

A tuberculose se caracteriza pela tosse com ou sem catarro, há três semanas ou mais, febre à tarde, fraqueza, falta de apetite, suor noturno, perda de peso e dores no peito. A doença é causada por uma bactéria (bacilo de koch) que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, ossos, rins e meninges.

Se você notar que em sua casa ou vizinhança existe uma pessoa com um dos sintomas da tuberculose, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Posteriormente, se necessário, o paciente com diagnóstico confirmado será encaminhado para o Centro Municipal de Tuberculose, Hanseníase e Leishmaniose, que fica na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, ao lado do CAAV. Em 2012, o Centro notificou 54 novos casos de tuberculose no município, sendo 50 na zona urbana e quatro na zona rural.