A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vai iniciar mais uma campanha de castração de cachorros e gatos, tanto fêmeas quanto machos – só que, desta vez, o procedimento será restrito aos animais que pertencem a pessoas que trabalham com materiais recicláveis. Os tutores devem fazer o cadastramento de seus bichos entre os dias 9 e 19 de janeiro, na sede do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), localizada na Avenida Brumado, nº 743, no bairro Ibirapuera.

Para fazer o cadastramento, é necessário apresentar RG, comprovante de residência e algum documento que comprove que a pessoa trabalha no ramo de materiais recicláveis. Pode ser, por exemplo, uma nota de pagamento, um documento de compra e venda ou um atestado de vinculação a alguma associação dedicada ao setor. Assim que for efetivado o cadastro do animal, a cirurgia de castração será agendada. Os tutores receberão ainda todas as orientações necessárias sobre os procedimentos a serem seguidos antes e depois da cirurgia.

“A campanha começa no momento que se iniciarem os cadastros. E só termina quanto tivermos todos os animais castrados”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Segundo Ana Cláudia, o Casa já oferece a castração gratuita aos animais que pertencem a pessoas em situação de rua. Agora, o benefício passa a ser disponibilizado ao público que se dedica à coleta de materiais recicláveis. “Nosso objetivo é dar um suporte maior para essas pessoas que não têm condições de pagar uma cirurgia de castração para o seu pet. Vamos atender ao máximo de animais possível”, afirma a secretária.